A acompanhante de uma paciente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) em Aracaju, Sergipe, foi picada por um escorpião na manhã desta quinta-feira (12) dentro da Ala Azul da unidade de saúde.
?Eu estava em pé com minha sobrinha no colo quando senti a picada no pé. Acredito que o escorpião estava embaixo das camas. Eu não recebi atendimento nenhum na maternidade, só lavaram o local com soro e pronto?,relata a dona de casa Gilvânia Santana Dantas.
Segundo Gilvânia, o socorro chegou mais de uma hora depois com a chegada do esposo dela. ?Eu achava que eles iriam tomar uma atitude melhor, de pelo menos dar um remédio para ela, mas não deram assistência?, afirma Gilvan Oliveira Dantas.
A picada do escorpião deixou a perna dormente e elevou o diabetes da dona de casa. A irmã de Gilvânia e a sobrinha de três dias de vida continuam internadas na maternidade e a família teme que mais escorpiões apareçam e façam mais vítimas.
Caso atípico
Carline Rabelo, superintendente da maternidade, reconhece que a mulher foi picada pelo animal peçonhento. ?Foi ofertado o transporte para ela ser encaminhada para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), mas ela disse que não iria e que preferia esperar o marido para levá-la?.
Ainda segundo a superintendente, o escorpião teria saído de uma área de mata, que fica próxima à maternidade. Carline disse também que a cada três meses são realizados trabalhos de prevenção de animais peçonhentos e que a última ação aconteceu na segunda-feira (9).
A assessoria de comunicação da MNSL informou que a dedetização é feita as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que nos últimos três anos de atuação, nenhum animal peçonhento vivo foi encontrado no prédio.