Mulher chefia um em cada quatro lares do Brasil, diz dados do Ipea

Mesmo assumindo novo papel, elas ainda são as que mais se dedicam aos afazeres domésticos.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A participação das mulheres na chefia dos domicílios brasileiros cresceu e atingiu a marca de um lar a cada quatro comandado por elas. Essa proporção, que atingiu a marca de 24,5% em 2011, teve um crescimento de 5,2% desde 1992. Os dados são do comunicado de tendências demográficas do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), divulgado nesta quinta-feira (11).

Junto ao aumento na chefia dos lares, o comunicado também apontou um crescimento da contribuição da renda das mulheres nas famílias brasileiras. Desde 1992, quando a participação era de 30,1%, até 2011 houve um aumento de 11,3%, chegando a um total de 41,4% em 2011.

Mesmo com esta participação mais ativa no mercado de trabalho, a proporção de mulheres responsáveis pelos afazeres domésticos ainda é maior do que a dos homens, chegando quase ao dobro. Enquanto 89% delas cuidam de casa, eles são responsáveis em 46,8% dos casos.

Outra questão sobre as responsabilidades em casa é a quantidade de horas gastas pelos trabalhadores nas tarefas domésticas. Enquanto as mulheres ocupadas despendiam 22 horas semanais em média com os afazeres do lar, os homens com ocupação gastaram em média 10,3 horas no mesmo período.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES