MTur pretende iniciar projeto para o turismo sustentável em Alagoas

Em parceria com o Ministério da Economia, proposta deve viabilizar gestão privada de imóveis e áreas da União com potencial turístico para o aprimoramento dos serviços

Praia de Pajuçara, em Maceió (AL) | Marco Ankosqui/MTur
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Praia de Pajuçara, em Maceió (AL). Crédito: Marco Ankosqui/MTur

Os Ministérios do Turismo e o da Economia estão desenhando, em conjunto, um projeto que busca desenvolver o turismo sustentável nos imóveis e áreas da União espalhados pelo país. Para isso, os secretários Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza, e o Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Faria, visitaram algumas áreas da união em Alagoas para iniciar um projeto-piloto no estado. A ideia é criar um modelo de gestão dos eventuais serviços ofertados de maneira ordenada e descentralizada em áreas inalienáveis da União, em parceria com a iniciativa privada, e identificar imóveis com potencial turístico em desuso para concessão ou venda.

“Nesse primeiro momento, nossa intenção foi, além de visitar o destino in loco, fazer um alinhamento entre os governos Federal, Estadual e Municipal com relação ao desenvolvimento turístico de Alagoas envolvendo essas áreas da União e a gestão dos serviços nas praias. Após isso, vamos verificar qual tipo de modelagem pode ser aplicada nesse projeto, buscando o equilíbrio respeitando a dinâmica de mercado e o desenvolvimento humano,” disse o secretário Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, Lucas Fiuza.

O secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Faria, mostrou o interesse do Governo Federal em realizar um amplo projeto neste sentido e destacou a importância da parceria. “Viemos para conversar e apresentar nossa proposta. Construir um projeto de turismo sustentável, garantindo segurança jurídica para atrair futuros investimentos. E vamos contar muito com a Prefeitura nesse processo”, explicou.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, reforçou o compromisso com o turismo em Maceió e garantiu que os ministérios podem contar com a Prefeitura. “Vamos trabalhar juntos para transformar a beleza da nossa cidade em renda para os maceioenses”, garantiu o líder da capital alagoana.

Na última sexta-feira (15.01), uma comitiva formada pelos dois ministérios visitou atrativos turísticos da União nos municípios de Maceió, Maragogi e Marechal Deodoro. Além dos dois secretários, estiveram presentes o secretário especial adjunto de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Pedro Capeluppi; o secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União do Ministério da Economia, Mauro Filho; diretor do ICMBio, Cel. Simanovic; superintendente do Patrimônio da União em Alagoas, Fabricia Costa Soares; a diretora de Programa da Secretaria Especial de Desestatização, Marília Garcez; e o Diretor de atração de investimentos do Mtur, João Daniel Ruettimann. (Por Victor Maciel/MTur)

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES