O Ministério Público, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de São Raimundo Nonato, realizou visitas técnicas ao 1º Distrito Policial, à Delegacia Especializada dos Direitos da Mulher, à 8ª Delegacia de Polícia Regional e ao 11º Batalhão da Polícia Militar de São Raimundo Nonato, com o objetivo de apurar as condições de trabalho e estruturais dos locais.
Foi constatada a extrema precariedade de recursos humanos, tanto na Polícia Militar como na Polícia Civil, para atender a toda a região de São Raimundo Nonato. Em relação aos aspectos estruturais, já existe procedimento instaurado sobre o prédio da PM, com reunião agendada junto ao Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep). Também há procedimento sobre a falta de agentes e escrivães nas delegacias de São Raimundo Nonato.
“Todas as informações coletadas foram resultados do trabalho desenvolvido pelo MPPI, por meio do qual foi possível diagnosticar a precariedade na estrutura e o grande número de sucata e veículos apreendidos que estão sendo estocados nos pátios da delegacia e do batalhão. Há muito o que fazer daqui para frente, e continuaremos atuantes para progredir e conseguir trazer segurança à população da região de São Raimundo Nonato, com melhoramentos na estrutura física e de profissionais das polícias”, afirma o promotor de Justiça Jorge Pessoa.
A partir dos dados coletados nas visitas, um novo procedimento será instaurado para verificação dos veículos apreendidos que não receberam destinação adequada. Um relatório será enviado à Corregedoria-Geral do Ministério Público do Piauí e ao Conselho Nacional do Ministério Público.