Deputado mais votado no Ceará e o mais jovem do Brasil, André Fernandes (PSL) é alvo de ação do Ministério Público Eleitoral. O procurador Anastácio Nóbrega Tahim Júnior pediu, nesta quinta-feira (13/12), a inelegibilidade do futuro parlamentar por meio de uma ação de investigação judicial eleitoral, alegando abuso de poder religioso.
O jovem, de apenas 21 anos, teria sido beneficiado por abuso de poder religioso, de acordo com o Procurador Regional Eleitoral. Isso teria ocorrido quando André participou de eventos religiosos nas cidades de Iguatu e Maracanaú, quando os coordenadores teriam feito menções que beneficiaram a candidatura do youtuber.
“O então candidato André Fernandes foi beneficiado com uma espécie de publicidade extraoficial ao ser exaltado no contexto de diversos cultos religiosos, perante milhares de fiéis presentes no local, o que lhe propiciou experimentar invejável e ilegítimo favorecimento, em evidente quebra da paridade de armas”, afirma o procurador.
André Fernandes recebeu 109.742 mil votos e se envolveu em diversas polêmicas, como chamar o governador Camilo Santana (PT) de “frouxo” em um vídeo, o que lhe rendeu a fama na internet. Com mais de 1 milhão e meio de curtidores na página do Facebook e quase meio milhão no Youtube, o cearense, natural de Iguatu, ficou conhecido como youtuber e teve o apoio do presidente eleito, Jair Bolsonaro, também do PSL.