O Promotor de Justiça Paulo Rubens Rebouças, com atuação na comarca de Altos, realizou vistoria no 14˚ Distrito Policial, verificando que existem diversas deficiências estruturais. “A delegacia está tomada pelo mato. Motos e veículos apreendidos se deterioram sem que sejam levados a leilão ou recebam outra destinação; permanecem em depósito e acabam na inutilidade. O pátio possui vários potenciais focos de dengue”, relata ele.
O representante do Ministério Público aponta ainda a carência de servidores, a falta de equipamentos de informática e a regular ocorrência de desvio de função. “Por conta da carência de pessoal, os policiais exercem também a função de escrivão, o que compromete a atuação investigativa”, pontua Paulo Rubens.
O Ministério Público enviará relatório para a Delegacia Geral de Polícia Civil e para a Secretaria de Estado de Segurança Pública, cobrando providências. O Promotor de Justiça analisou ainda outros aspectos durante a inspeção, como a quantidade de termos circunstaciados de ocorrência, inquéritos policiais instaurados e boletins de ocorrência. As conclusões serão encaminhadas à Promotoria de Justiça responsável pelo controle externo da atividade policial em Altos.
“Infelizmente, o que se nota é um verdadeiro descaso para com a unidade policial, que atende uma região de cerca de 50 mil pessoas, onde existem graves problemas na área de segurança pública”, complementa o Promotor de Justiça.