Na manhã desta segunda-feira, 31 de maio, os motoristas e cobradores de ônibus de Teresina realizam a sétima paralisação da categoria somente no ano de 2021. Desta vez, paralisaram suas atividades três empresas do Consórcio Theresina, que atua na zona Sudeste da capital.
Eles protestam contra a falta de pagamento dos salários e alegam que alguns colaboradores estão sem receber desde janeiro desse ano. O Consórcio Theresina possui seis empresas atuando na zona Sudeste e com a greve, apenas três estão funcionando, causando a reclamação de muitos moradores da região.
Essa já é a sétima paralisação da categoria somente neste ano, visto que alguns trabalhadores estão atuando há meses sem receber. Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou que a Prefeitura de Teresina não fez nenhum repasse de subsídios ao sistema de transporte.
Confira a nota completa:
O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informa que em 2021, a Prefeitura de Teresina não fez nenhum repasse de subsídios ao sistema de transporte e isso contribuiu para aumentar ainda mais as dificuldades enfrentadas pelo setor, como o pagamento aos trabalhadores, manutenção do sistema, dentre outros fatores.
O Setut defende ainda que a gestão municipal possa participar de um acordo junto à esfera trabalhista, para auxiliar na solução dos problemas enfrentados por essa categoria na cidade.
A entidade ressalta que tem buscado sistematicamente o diálogo e alternativas efetivas para solucionar a crise do sistema de transporte público e lamenta os transtornos causados à população de Teresina.