Motoristas e cobradores de ônibus realizaram manifestação na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Teresina. Eles protestam contra mais de seis meses de salários atrasados.
Os rodoviários ocuparam o Palácio da Cidade, sede da Prefeitura de Teresina com cartazes dizendo: "Rodoviários em luta por melhores condições de trabalho"; outro dizia: "Não aguentamos mais!".
O cobrador da empresa Emtracol, Francisco Carvalho, falou sobre a situação.
"Estamos em uma situação insuportável, sem salários como podemos sobreviver, o transporte coletivo é uma concessão pública, mas em Teresina quem manda são os empresários", disse.
Ele questiona ainda sobre a municipalização do serviço com o cancelamento das licitações.
"Porque então o prefeito não municipaliza ou cancela as licitações já que não estão prestando o serviço adequadamente, quem sofre são os trabalhadores e a população sem ônibus", acrescentou.
Carvalho disse ainda que a categoria não aguenta mais a situação e que por isso, resolveram tomar essa atitude de ir até à prefeitura para tentar receber uma resposta positiva para resolver o problema.
"Os trabalhadores rodoviários chegaram ao ápice, não aguentam mais, e estamos aqui hoje ocupando a prefeitura e só sairemos quando tivermos nossos problemas resolvidos", finaliza.
Operação tartaruga e paralisação da frota
Motoristas e cobradores realizaram manifestação pelas ruas do Centro de Teresina. Vários ônibus ficaram parados na Rua Areolino de Abreu.
Cerca de 200 trabalhadores, entre motoristas, cobradores, mecânicos e do setor administrativo estão com salários atrasados desde janeiro.