O primeiro óbito do Piauí por Covid-19 repercutiu nacionalmente e foi chamada de diversos sites, como G1, UOL, Estadão, e o canal de TV CNN Brasil. O prefeito de São José do Divino, na região norte do Piauí, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia (PT), morreu na madrugada de sexta-feira (27) no Hospital Municipal Dr. José de Brito Magalhães, em Piracuruca, após passar mal em casa.
De acordo com informações, quem realizou o primeiro atendimento do gestor foi o prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves, que é médico. Ele declarou que Antônio Felícia ainda chegou a relatar que estava com febre e sentia dificuldades na hora de respirar, por se tratar de sintomas parecidos com o Covid-19, Raimundo recomendou que o prefeito fosse realizar testes em Teresina, mas ele não seguiu as recomendações.
Morte de Prefeito no Piauí repercute nacionalmente (Reprodução/ CNN Brasil)
Por volta de 02h, Antônio se sentiu mal e foi encaminhado ao hospital, onde já chegou com falta de ar intensa. Ele acabou não resistindo e veio a óbito em seguida. Todo o material necessário para análise no laboratório foi recolhido e encaminhado para o Lacen, em Teresina, onde será feito o teste para saber se o gestor morreu por Covid-19.
O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, declarou em entrevista à TV Meio Norte nesse sábado (28), que após a confirmação da primeira morte por Covid-19 no Piauí, a Sesapi vai seguir o plano de contingência elaborado em janeiro, que vem sendo atualizado conforme a necessidade técnica que incluem todos os planos preventivos e assistencial.
A Fundação Municipal de Saúde divulgou na noite deste sábado (28) que já são 12 casos de coronavírus em Teresina. No capital já foram notificados 332 sendo que 133 foram descartados e 187 estão sendo monitorados por suspeita. Foi registrado 1 caso curado.
No Brasil
O Ministério da Saúde divulgou neste sábado (28) o mais recente balanço dos casos da Covid-19, doença causada pelo coronavírus Sars-Cov-2. As informações são do G1.
Os principais números são:
- 411 mortes
- 3.904 casos confirmados
- 2,8% é a taxa de letalidade
- São Paulo concentra 1.406 casos, e o Rio, 558
O balanço acrescentou 22 mortes e 487 casos confirmados ao total. No balanço anterior, da sexta-feira (27), o Brasil tinha 92 mortes e 3.417 casos confirmados. Das 22 mortes acrescentadas ao total no país neste sábado, o estado de São Paulo teve 16 mortes. Já são 84 mortes em SP.