Morreu na manhã desta segunda-feira (13) Maria do Socorro de Sá Lima, a Socorro Cordão, aos 91 anos, na residência onde morava na zona Leste de Teresina em decorrência de causas naturais. Ela era conhecida por ser fundadora da Apae de Teresina. A morte foi confirmada pela família Cordão.
Foi no dia 4 de junho de 1968 que Socorro Cordão e o marido, João Porfírio de Lima Cordão, ambos professores, fundaram a Associação dos Pais e Amigos do Excepcionais (Apae) de Teresina, que completou 54 anos de fundação, para dar suporte a um dos filhos, que possuía deficiência intelecutal. A instituição permanece, até hoje, como uma referência de utilidade pública.
Socorro Cordão era mãe de Erlich Cordão, conhecido em todo o Piauí pela organização de eventos de aventura, como o Piocerá e o Cerapió, além do trabalho de intercâmbio de jovens junto ao Rotary Internacional.
O velório de Socorro Cordão acontece na Pax União a partir das 15h. Já o sepultamento será na terça-feira (14) às 11h, no Cemitério São Judas Tadeu, no bairro São Cristóvão, zona Sul de teresina.
A Apae emitiu uma nota de pesar em razão do falecimento de Socorro Cordão. "Dona Socorro Cordão deixa um grande legado na causa da pessoa com deficiência", diz trecho.
Veja a nota da Apae