Nesta quarta-feira, 19, morreu o homem mais velho do mundo. O espanhol Saturnino de la Fuente Garcia morreu aos 112 anos e 341 dias, ou seja, prestes a completar os 113 anos. De acordo com a organização Guinness World Records, Saturnino foi declarado o homem mais velho do planeta quando tinha 112 anos e 211 dias.
Na ocasião, o Guinness postou um vídeo em suas redes sociais celebrando o 112º aniversário do espanhol, que recebeu de presente um bolo e o certificado de homem mais velho do mundo. Na época, o espanhol afirmou que “viveu uma vida tranquila” ao lado da sua esposa, Antonina Barrio Gutiérrez.
Saturnino era um homem de baixa estatura, com apenas 1,5 metros. Nascido em 11 de fevereiro de 1909 no bairro Ponte Castro, na cidade de León (noroeste da Espanha), o espanhol começou a trabalhar em uma fábrica de calçados aos 13 anos.
Saturnino sobreviveu à pandemia de gripe espanhola que eclodiu em 1918 e, depois, foi salvo da Guerra Civil espanhola, que ocorreu entre os anos de 1936 e 1939. Posteriormente, o espanhol começou um negócio de calçados e permaneceu na profissão de sapateiro durante todos os anos seguintes.
Apaixonado por futebol, Saturnino era um dos torcedores mais ilustres do Cultural y Deportiva Leonesa, um clube de León que disputa a terceira divisão do Campeonato Espanhol. Ele recebeu várias homenagens do time em seu aniversário de 110 anos. Ao longo da vida, teve sete filhos, 14 netos e 22 bisnetos. O homem, que era conhecido como “El Pepino”, faleceu em casa.