Morre Petinha Amorim fundadora do grupo bandolins de Oeiras

Petinha Amorim foi homenageada várias vezes.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Morreu na tarde de sexta-feira, 04, aos 97 anos, uma das fundadoras do grupo Bandolins de Oeiras, a musicista Petronília Rêgo Amorim, aos 97 anos.

A musicista conhecida por todos em Oeiras por Petinha Amorim, era filha do flautista João Rêgo (In memoriam) e da pianista, Hilda Rêgo (In memoriam). Dona Petinha Amorim, tocava violino, acordeom e bandolim.

Ao lado de, Lilásia Freitas, Rosário Lemos, Nieta Maranhão, Zezé Cabeceira e Celina Martins, Petinha Amorim formou o grupo Bandolins de Oeiras – criado por ocasião das comemorações dos 250 anos da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória.

Durante toda a sua vida dedicada a musica, Petinha Amorim foi homenageada várias vezes. Entre as honrarias, estão a Medalha do Mérito Renascença outorgada pelo Governo do Piauí, a Medalha do Mérito Legislativo 300 Anos de Oeiras, pela Assembleia Legislativa do Piauí e a Medalha da Ordem do Mérito Cultural concedida pelo Ministério da Cultura.

Governo do Piauí lamenta morte de Dona Petinha Amorim

O Governo do Estado do Piauí vem a público manifestar o mais profundo pesar pelo falecimento, na tarde desta sexta-feira (4), de Petronília do Rego Amorim, a Dona Petinha, aos 97 anos.

Exímia bandolinista piauiense, Dona Petinha prestou relevantes serviços à cultura popular do Piauí, por diversos anos, levando os bandolins de Oeiras a vários palcos e programas de televisão pelo país. Ela foi homenageada, ainda em vida, dando seu nome a Escola Estadual de Bandolins Dona Petinha, inaugurada em 2016, e que funciona no Sobrado Major Selemérico, em Oeiras. O velório acontece em sua residência.

Neste momento de luto, o Governo do Estado do Piauí presta condolências aos familiares, amigos e à sociedade oeirense.

Prefeito de Oeiras, José Raimundo, divulgou nota pela morte da musicista

“Oeiras perdeu hoje uma grande referência cultural. Artista de enorme talento, a musicista Petinha Amorim foi uma das fundadoras do grupo Bandolins de Oeiras, que levou o nome e a musicalidade da nossa cidade para todo o Brasil. Esse é um momento de luto e de lamento para todos os oeirenses, por isso, fazemos questão de levar nosso abraço solidário e pesaroso aos filhos, amigos e familiares desta grande mulher”, diz a nota assinada pelo prefeito.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES