O dublador Mário Monjardim, de 86 anos, famoso por dar voz a personagens icônicos de desenhos animados como Pernalonga, Salsicha, da turma do Scooby-Doo, e o Capitão Caverna, morreu na noite desta sexta-feira (30) em casa, no Rio de Janeiro.
A causa do óbito não foi divulgada. No ano passado, ele havia sofrido um AVC que o deixou com sequelas. Em uma triste coincidência, a voz do Scooby-Doo era de Orlando Drummond, que morreu três dias antes, na terça-feira. Os dois eram amigos, colegas de muitos trabalho e Drummond era padrinho de um dos filhos de Mário.
O dublador era pai do diretor de dublagem Júlio Monjardim e primo do diretor de novela Jayme Monjardim. Tinha cinco filhos: além de Júlio, era pai de Marcus, André, Leyla e Mario. Capixaba, Mário Monjardim Filho nasceu em1935, na cidade de Vitória. Foi casado com Zoraida Barreto e atualmente estava com Branca Monjardim.
Carreira
O começo da carreira foi em 1954, na Rádio Vitória. No Rio, trabalhou na Rádio Nacional. Em 1965, foi para a recém inaugurada TV Globo por intermédio do diretor Graça Melo.
Na Globo, fez parte do elenco de vários programas, dentre eles a primeira versão de "Carga pesada", e os programas humorísticos "Chico Anysio Show" e "Os Trapalhões", todos na década de 1980.
Na dublagem, começou em 1958, na Herbert Richers, quando havia acabado de chegar no Rio. Passou por várias produtoras de dublagem, além de canais, como o Telecine,
Nos últimos anos, trabalhou na Delart, com alguns trabalhos na Audiocorp e na Áudio News. Só se afastou da dublagem após sofrer o AVC no ano passado.