Moradores do bairro Renascença, na zona Sudeste de Teresina e no Parque Mão Santa, na zona Leste, realizaram um protesto neste sábado (15), contra a concessionária Equatorial Piauí, devido a falta de energia nestas regiões. Vídeos que circulam nas redes sociais mostras os populares queimando pneus e fechando vias durante a manifestação.
No Parque Mão Santa, uma das avenidas foi bloqueada. A região estava sem luz devido a queda de um poste de iluminação pública. De acordo com as informações, a Equatorial informava que iriam enviar uma equipe para resolver o problema, mas nenhuma viatura era vista no local. "Olha o que foi preciso os moradores do Parque Mão Santa fazer pra chamar a atenção da Equatorial. Inúmeras ligações foram feitas e o descanso é grande", disse uma moradora.
Ainda no sábado, algumas zonas foram comprometidas no fornecimento, devido a chuva que ocorreu nesta sexta-feira (14). As situações mais críticas foram registradas nas zonas Norte (bairros Mafrense e Poti Velho), Sul (parte do bairro Esplanada, Pio XII e São Pedro) e Leste (proximidades do Zoobotânico). Algumas regiões chegaram a ficar por 14 horas sem luz.
Em meio ao canto “A nossa luta é todo dia, é contra a falta de energia”, as pessoas aparecem revoltadas pela falta no fornecimento, que já durava horas. Pneus foram queimados na avenida Nóe Mendes (Av. das Hortas) e a via foi fechada de forma parcial.
Assista:
Em nota divulgada no início da tarde deste sábado (16), a Equatorial Piauí informou que as intensas descargas atmosféricas e os ventos que atingiram Teresina na noite de sexta (14) e madrugada de sábado (15), contribuíram para o aumento do número de ocorrências de falta de energia em algumas zonas da Capital neste fim de semana. Ainda segundo a nota, o fornecimento para 96% da população atingidos desde o início das chuvas foi restabelecido.
Veja a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento
A Equatorial Piauí informa que as intensas descargas atmosféricas e os ventos que atingiram Teresina na noite de sexta (14) e madrugada de sábado (15), contribuíram para o aumento do número de ocorrências de falta de energia em algumas zonas da Capital neste fim de semana.
Com isso, o volume de reclamações registradas foi muito maior do que em condições normais, e alguns clientes levaram um tempo maior para serem atendidos. Prioritariamente, foram atendidas as ocorrências mais complexas, envolvendo maior número de clientes atingidos ou com risco de acidentes com a rede elétrica. A Empresa segue atuando com 6 vezes mais equipes até que o volume de reclamações retorne à normalidade. Para atendimento operacional foram deslocadas 63 equipes, somente na Capital, que já restabeleceram o fornecimento para 96% dos clientes atingidos desde o início das chuvas. A Empresa trabalha para que até as 18h deste domingo (16), sejam concluídos os atendimentos pendentes.
Acerca dos protestos realizados nos bairros Renascença I e Parque Mão Santa, a Empresa respeita o direito de manifestação da população, contudo, reforça que práticas de bloqueio de viaturas prejudicam o andamento dos trabalhos e impactam não somente a regularização do fornecimento aos clientes das áreas atingidas, mas a todos os demais que aguardam atendimento.
No bairro Renascença I, a interrupção do fornecimento foi ocasionada pelo rompimento de condutor por galho que atingiu a rede elétrica. Mesmo com o bloqueio de viatura operacional da Distribuidora por populares, equipes foram deslocadas e trabalharam durante toda a tarde e noite para recuperação de 100% das cargas na região até o pleno reestabelecimento de energia às 20h do sábado (15).
Já no Parque Mão Santa, um acidente com a colisão de um veículo em um poste na região causou o entrelaçamento de cabos de média tensão e a quebra de postes de energia, interrompendo o fornecimento para o bairro na última sexta (14). Em função da complexidade do serviço, o reestabelecimento do fornecimento de energia foi concluído na noite de ontem (15). A troca do poste abalroado está sendo efetuada por equipes na manhã deste domingo (16).