Os terrenos ocupados nos Parques Brasil 1, 2 e 3, na Zona Norte de Teresina, por 8.500 moradores tem uma área de 230 hectares e pertence a um grupo empresarial. Desde que as pessoas se instalaram e construíram suas residências no bairro, a regularização fundiária é cobrada. O senhor Francisco Ferreira espera por isso há 10 anos.
?Nós estamos lutando pra ver se algum dia a gente é dono das nossas casas do terreno daqui. Porque até agora ninguém é dono, fica num balanço pra lá e pra cá?, desabafa.
São 12 anos de luta das famílias que se instalaram no local, mais de 50 mil pessoas, entre pais e filhos, que aguardam uma decisão. Muitas residências foram construídas de alvenaria e algumas por projetos sociais, mas muitas estão em estado precário.
?Nós não temos ainda o documento e aí temos muito medo de perder. Ai pra onde que a gente iria. O que nós queremos muito também é que as ruas tivessem calçamento?, reclama uma moradora do local.
Manifestações cobrando a regularização fundiária feitas pelos moradores dos Parques Brasil 1, 2 e 3 já foram feitas em frente ao Palácio de Karnak. A reivindicação é por um acordo firmado e, 2005 pelo governo do Estado que garantia a pose da terra. Após a manifestação foi criada uma comissão para que, em 90 dias, seja apresentada uma proposta para legalizar a ocupação.
CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA DE JULIMAR SILVA NO VÍDEO: