Um ato desumano está acontecendo no bairro Promorar, zona Sul de Teresina. Entre as quadras 88 e 89, a morte dos gatos tem causado revolta para a população. Em uma denúncia, Elvis Miranda Alves, artista do Grupo Bumba Meu Boi, fez um apelo para que seus vizinhos suspeitos deixassem de envenenar seus gatos. Dos 42 animais de Elvis, 11 foram mortos em menos de 3 dias.
"Mataram meus 11 gatos próximo à minha casa. Eles matam com veneno e um deles já morreu nas minhas mãos", conta. "Criei meus animais por quase 8 anos. Os da minha rua, muitos foram mortos e até já encontrei filas de gatos sem vida pela manhã", complementou.
Ao entrar em contato com a Polícia, o dono dos felinos foi orientado por meio de ações da delegacia e recebeu a notícia que o caso está sendo investigado. Os suspeitos são os moradores da vizinhança, que se incomodam com a presença dos felinos. "No Promorar, só o que vejo são animais mortos nas lixeiras, nos quintais e nas ruas. Estou revoltado, sempre criei meus gatos com as melhores rações e eles sempre estavam comigo, me acompanhavam", disse.
Os casos de maus tratos que levam à morte de animais revelam a crueldade e a inexistência de políticas públicas que os protejam. O último caso que trouxe à tona as reivindicações e alterações de leis, foi o aconteceu em novembro do ano passado em Osasco, São Paulo, quando um segurança de uma rede de supermercados agrediu um cachorro com uma barra de metal, provocando a morte do animal. Após o ocorrido, o Senado aprovou em dezembro, um projeto que aumentou para até quatro anos a pena para quem maltratar animais, e caso ele morra, a pena pode aumentar em até um terço (mais de um ano).