O ano de 2022 será com mais saúde e qualidade de vida para os moradores do bairro Flores, em Timon (MA), que passaram a ter água tratada e com regularidade em suas torneiras após a implantação de mais de 4 mil metros de rede pela Águas de Timon. A ação faz parte do programa Água Legal e já beneficiou aproximadamente 30 mil famílias maranhenses desde 2020.
“Quando chega a implantação da rede de água tratada entendemos que é um passo importante para todos nós. Durante muitos anos lutamos para ter água em nossas torneiras e termos essa conquista na comunidade significa mais qualidade de vida, fundamental para nossa saúde e para realizarmos as atividades diárias que precisamos com água constante. Ter água dentro de casa é de muito valor para todos que vivem aqui”, destaca Francisco Nazareno Monteiro Lima, mototaxista e morador há 7 anos do bairro Flores.
Quem também exalta os benefícios do acesso à água tratada é o presidente da Associação de Moradores do bairro, Wilton Ramos. “Ter água em nossas torneiras era um sonho antigo. Desde o tempo da antiga concessionária que lutamos por isso. Agora, nós, moradores, podemos usar o chuveiro à vontade porque tem água forte e de qualidade em nossas casas. É momento de celebrar essa conquista que traz mais saúde e saneamento para quem mora aqui’’, destaca.
Com abordagem social, o programa Água Legal percorre áreas recém-regularizadas com o objetivo de ampliar o acesso à água tratada. Além de implantar rede, as equipes instalam hidrômetros, padronizam ligações e cadastram as famílias de baixa renda na Tarifa Social, que garante desconto de 50% na fatura de água. Todas as ações são fundamentais para garantir a regularidade do abastecimento de água.
Ao todo, o Água Legal já implantou mais de 18 mil metros de rede no município de Timon e realizou mais de 5 mil serviços para melhoria do abastecimento, contemplando os residenciais Júlia Almeida, Cidade Nova, Cidade de Deus, Vila União, Vila Bandeirantes e bairro Flores. “Acompanhamos o crescimento populacional do município, contemplando, assim, as áreas recém-regularizadas, e garantindo mais dignidade para todos”, destaca o gerente de Serviços da Águas de Timon, Danilo Almeida.