O município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, passa a contar com uma nova unidade de conservação para a preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica, na área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba (APA Delta do Parnaíba). Trata-se do Monumento Natural Estadual das Itans, criado por meio de Lei (N.º 7.747/2022), publicada na edição de quinta-feira (10), no Diário Oficial do Estado.
O Monumento Natural das Itans tem por objetivo preservar a geodiversidade e a integridade das formações dos Sambaquis presentes na Ponta do Socó e na praia das Itans; proteger os remanescentes florestais de mangue de botão associados a Foz dos Rios Timonha e Ubatuba, berçário do Peixe-Boi-Marinho; conservar a biodiversidade nas áreas naturais da região leste litorânea do município de Cajueiro da Praia e a prioridade de uso dos pescadores na região do Porto da Lama, dentre outros.
Medidas para preservação ambiental
Segundo a legislação, em áreas particulares, deve-se manter 70% da cobertura vegetal nativa, privilegiando a manutenção das carnaúbas, devendo o projeto de uso da área remanescente ser aprovado pela administração da unidade, conforme diretrizes do plano de manejo.
“Este parque é muito importante porque vai contribuir com a manutenção do ecossistema e para o desenvolvimento sustentável de Cajueiro da Praia. É naquele local que está o Cajueiro-Rei, considerado o maior do mundo, que a partir de agora terá sua preservação ainda mais garantida”, afirma o prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro.
Segundo a prefeitura de Cajueiro da Praia, está prevista a instalação de um mirante na Ponta do Socó, que poderá contar com investimentos públicos e privados, além da instalação da Praça da Família Cajueirense, que deverá oferecer à população de Cajueiro da Praia de forma gratuita oportunidades de esporte e lazer, em estruturas integradas com o meio ambiente.