Míssil russo atinge prédio residencial e deixa 4 mortos na Ucrânia

De acordo com o governo local há pessoas feridas. Pelo menos 60 apartamentos foram destruídos pelo míssil .

Prédio residencial destruído após bombardeio | Governo da Ucrânia/Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Na madrugada desta quinta-feira (06), um míssil atingiu um prédio residencial em Lviv, oeste da Ucrânia, causando a morte de nove pessoas. As informações foram confirmadas pelas autoridades locais. O governador, Maksym Kozytskiy, atribuiu a culpa do ataque à Rússia, segundo ele, o prédio foi incendiado, mas logo as chamas foram controladas pela equipe do Corpo de Bombeiros.

Ainda de acordo com as informações, o ataque danificou cerca de 60 apartamentos. As equipes de resgate que foram acionadas , realizaram as buscas pelas vítimas nos escombros. Por meio de uma rede social, o presidente Volodymyr Zelensky publicou um vídeo em que é possível ver a destruição causada pelo ataque. Ainda de acordo com o líder ucraniano o ataque foi provocado por “terroristas russos”. 

"Definitivamente haverá uma resposta ao inimigo. Uma forte", escreveu Volodymyr.

O prefeito de Lviv, Andriy Sadovy, afirmou que o número de vítimas poderá aumentar, a busca em meio aos escombros ainda está acontecendo. 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GUERRA ENTRE RUSSIA E UCRÂNIA?

A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia é um conflito em curso no leste do continente europeu. Após um período prolongado de crescente tensão entre os dois países, as forças militares russas invadiram a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, promovendo ataques contra cidades próximas da capital ucraniana, Kyiv, e outros locais estratégicos em território ucraniano.

 A Ucrânia retaliou com um contra-ataque no meio de 2022, o que resultou em um recuo parcial da Rússia em algumas áreas, mas o país ainda mantém o controle sobre vastas regiões no leste e sul da Ucrânia.

Após mais de um ano desde o início da guerra, os ataques persistem, resultando em dezenas de milhares de mortes e feridos, além de forçar cerca de 8 milhões de ucranianos a se tornarem refugiados e buscarem proteção em outros países europeus. As consequências desse conflito vão além do aspecto humanitário, afetando também as esferas econômicas e políticas. Em escala global, a guerra interfere na geopolítica, nos acordos diplomáticos e no comércio internacional.

CAUSAS DA GUERRA

Para compreender a origem das disputas entre a Rússia e a Ucrânia, especialmente a guerra que persiste há mais de um ano, é importante considerar o contexto de tensões entre os dois países. Uma das principais razões apontadas para o desencadeamento desse conflito foi a retomada das negociações para a possível adesão da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Essa situação gerou um aumento nas tensões entre a Rússia e a Ucrânia, visto que a Rússia considera a OTAN como uma ameaça à sua segurança e influência na região. A perspectiva de uma Ucrânia membro da OTAN despertou preocupações em Moscou, que viu isso como uma possível expansão da aliança militar ocidental em direção às suas fronteiras.

É importante ressaltar que essa questão envolve também outros fatores, como diferenças étnicas, divergências políticas e rivalidades históricas. No entanto, a retomada das negociações relacionadas à possível adesão da Ucrânia à OTAN desempenhou um papel significativo no agravamento das tensões e na eclosão do conflito atual.

Leia Mais
Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES