Nesta terça-feira à noite (23), o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Silva, do partido Republicano, anunciou uma investigação conjunta com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) sobre a morte de um golden retriever chamado Joca durante um voo de Guarulhos (SP) para Fortaleza (CE).
ENTENDA O FATO - Inicialmente destinado a Sinop (MT), onde viveria com seu tutor João Fantazzini Júnior, Joca foi erroneamente enviado para a capital cearense devido a um equívoco no serviço de transporte de animais da empresa aérea Gol. A empresa reconheceu o erro em nota, informando que o cachorro foi desembarcado no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, após um trajeto que deveria durar até 2 horas e meia, mas acabou se estendendo por cerca de 8 horas.
ANÚNCIO - O Ministro Silvio Costa enfatizou a urgência das autoridades federais em esclarecer as circunstâncias da morte do cão e anunciou a formação de um grupo de trabalho com a ANAC para desenvolver regulamentos nacionais para o transporte de animais de estimação. O anúncio ocorreu após uma audiência do ministro com os deputados federais Fernando Marangoni (União Brasil) e Rafael Saraiva, do mesmo partido.
SUSPENSÃO DO SERVIÇO - Após a morte de Joca, a Gol anunciou a suspensão do transporte de animais no compartimento de carga a partir do dia seguinte. Os clientes que já haviam contratado esse serviço podem solicitar reembolso total ou adiar a viagem, conforme comunicado da companhia aérea.
VÍTIMA E GOL - Segundo João Fantazzini Júnior, tutor do cachorro falecido, foi apresentado à Gol um atestado veterinário indicando que o animal suportaria uma viagem de duas horas e meia. A Gol, por sua vez, afirmou que ficou surpresa com a morte do cachorro, pois ele teria recebido cuidados da equipe em Fortaleza, e o óbito ocorreu logo após o pouso em Guarulhos.
Confira nota completa da Gol
"A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).
Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.
A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.
A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação."