O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (13) ações direcionadas ao cuidado da saúde mental dos brasileiros pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre elas, destaque para a Linha Vida (196), teleconsultas para o enfrentamento dos impactos causados pela pandemia da covid-19 e as Linhas de Cuidado. Ao todo serão destinados mais de R$ 45 milhões nessas iniciativas.
A Linha Vida, atenderá pelo 196, acolhendo pessoas e direcionando na busca e prevenção do suicídio e da automutilação. O projeto-piloto começará pelo Distrito Federal. O serviço vai funcionar 24 horas por dia, todos os dias.
Pandemia da covid-19
O Projeto Teleconsulta (telepsiquiatria e teleterapia) irá apoiar as pessoas que estão lidando com os impactos na saúde mental causados pela pandemia da covid-19 e terá como parceira a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Serão disponibilizados, mensalmente, de forma online, 12 mil teleconsultas de psicólogos e 6 mil teleconsultas de psiquiatras. Os serviços serão agendados pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
As equipes receberão treinamento e login de acesso ao portal, de acordo com os critérios definidos pelas Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde.