O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) recebeu, no final da última semana, a visita dos técnicos do Departamento de Atenção Domiciliar e Urgência (DAHU) do Ministério da Saúde. O objetivo é monitorar e avaliar as ações do serviço de atenção à saúde, oferecida na moradia do paciente após a alta hospitalar.
Durante a visita, as representantes da DAHU, Raissa Calado e Lilyane Paula Lima conheceram a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) do HUT, apresentada pela enfermeira coordenadora, Erilene Pontes que apresentou indicadores e produção da equipe no decorrer de 2022.
“Trocas de experiências sempre são produtivas. Para nós, é honra receber essa comitiva e passar a nossa experiência de atuação”, completou a coordenadora.
Ao final da visita, as monitoras do Ministério da Saúde validaram o trabalho da Equipe Melhor em Casa do Hospital, enaltecendo a dedicação, compromisso, zelo e foco no paciente.
O HUT, através da sua Equipe Atenção Domiciliar realizou 3.798 visitas a pacientes em suas residências somente esse ano, 194 pacientes foram desospitalizados por meio da EMAD entre janeiro e novembro de 2022. O programa leva atendimento em casa aos usuários SUS que possuem necessidades de reabilitação, situações pós-cirúrgicas, com respirador artificial, lesões por pressão complexas recebendo os cuidados complementares pela equipe de saúde do hospital de acordo com as necessidades de cada um.