Quantas pessoas você consegue abraçar em uma hora? O empreendedor social Leo Duarte, de 25 anos, quer conseguir 2.500 abraços em 60 minutos para entrar para o Guinness, o Livro dos Recordes. Fã de vídeos que mostram quebras de recorde, ele pensou em uma alternativa para se tornar recordista unindo participação coletiva, transformação social e o uso da cidade.
A sugestão foi dada por uma amiga em uma rede social.
? Precisava encontrar um recorde que fizesse sentido, não bastava equilibrar colheres, quebrar frutas. Quando postei no Facebook, uma amiga escreveu na hora: "aposto que é um recorde de abraço" e vi que isso era possível.
No vídeo de apresentação que criou para o projeto, Leo Duarte explica como o recorde de abraços pode tornar melhor o convívio na cidade.
? Vários belo-horizontinos tem manifestado o desejo de construir uma cidade mais gostosa de se viver. Pra gente, viver bem em BH é viver o amor; e viver o amor, é abraço.
Segundo o Guinness, o atual detentor da melhor marca é o indiano Jayasimha Ravirala abraçou 2.436 pessoas em uma hora em setembro de 2012. Leo Duarte tenta, agora, viabilizar um evento em Belo Horizonte para inscrever a capital mineira no desafio.
Ele criou uma campanha no site Catarse para montar a estrutura do evento em Belo Horizonte, que deve acontecer em novembro. Em 15 dias, já conseguiu R$ 3.400, mas quer chegar a R$ 34 mil para custear seguranças, equipe de filmagem, alimentação, cadastro dos voluntários e o aluguel de banheiro químico e grades.
O jovem acredita que a ideia tem tudo a ver com projetos de mobilização comunitária que desenvolve com crianças carentes.
? Tento mostrar nesse trabalho em comunidades de baixa renda que o impossível é possível de ser realizado, é só você sonhar.
O desafio dos 2.500 abraços em uma hora está lançado. E você, quer também um abraço?