Algumas das famílias mais ricas da França e do mundo se reuniram para doar verba para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame, destruída ontem (14) por um incêndio. A família Pinault, dona do grupo de luxo Kering, anunciou a doação de 100 milhões de euros para a restauração da catedral, localizada em Paris. Por sua vez, o grupo LVMH (Louis Vuitton Moet Hennessy) e a família Arnault vão doar 200 milhões de euros, além de oferecer ajuda de seus diretores criativos, arquitetos e investidores. Com informações do Uol.
Outra doação de 10 milhões de euros veio da região de Ile-de-France. A presidente da região, Valérie Pécresse, decidiu colaborar com a diocese de Paris após o incêndio.
As autoridades francesas ainda estão contabilizando os danos. De acordo com o ministro da Cultural, Franck Riester, as obras de reconstrução e restauração devem durar "meses e anos". O fogo começou às 18h50 locais de ontem e consumiu a parte superior e traseira da Notre-Dame. As chamas destruíram maior parte do teto de madeira da catedral, além de fazer a torre mais alta ruir.