Viralizou nesta terça-feira (02) um vídeo que mostra milhares de peixes mortos na Lagoa Mundaú, a mesma onde a mina da Braskem colapsou no último dia 10 de dezembro. O local já era conhecido pela grande poluição, mas ganhou outra visão após o caso com a petroquímica ganhar repercussão nacional.
Na gravação divulgada, a mulher responsável pelo vídeo diz: "Olha que malvadeza com os pescadores. Com certeza o sururu ( a principal espécie principal que é pescada na lagoa) também vai morrer", diz. Segundo informações mais peixes foram achados mortos em outros pontos da lagoa entre sábado (30) e ontem (1º).
Além disso, mais peixes foram encontrados mortos em outra lagoa na cidade de Coqueiro Seco, município vizinho à Maceió. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas colheu amostras de água da lagoa para realizar investigações acerca do que possa ter causado a morte dos animais.
Colapso da mina
A mina que cedeu no dia 10 de dezembro era uma das 35 que a Braskem mantinha na região para extração de sal-gema, utilizado principalmente para a fabricação de plástico PVC. Em cinco anos mais de 14 mil imóveis tiveram que ser evacuados em cinco bairros da região da mina, afetando cerca de 60 mil pessoas.