Milei encontra Papa Francisco e o abraça após chamá-lo de 'representante do mal'

Diante de centenas de fiéis, o ultraliberal curvou-se para cumprimentar e abraçar sua compatriota e sumo pontífice.

O presidente da Argentina, Javier Milei, encontra-se com o Papa Francisco | FOTO: Reuters
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O  Papa Francisco e o presidente da Argentina, Javier Milei, se reuniram publicamente pela primeira vez na manhã deste domingo (11), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Diante de centenas de fiéis, o ultraliberal curvou-se para cumprimentar e abraçar sua compatriota e sumo pontífice, no final da missa de canonização da beata Maria Antonia de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula (1730 -1799) e primeira santa argentina.

No entanto, o encontro gerou críticas, visto que no passado, Milei chamou o papa de "imbecil" e "representante do mal". Os dois líderes têm ideologias opostas, mas nas últimas semanas protagonizaram uma reaproximação, incluindo um telefonema do pontífice ao novo presidente após a sua vitória eleitoral.

Além disso, o presidente argentino deve ter um encontro privado com Francisco na segunda-feira (12). Uma das questões que serão discutidas é se o Papa viajará este ano a sua terra natal, a Argentina, que ele não visita desde que foi eleito líder da Igreja Católica, em 2013. O outro ponto é o ambiente político explosivo, onde o grande pacote de reformas de Milei foi contido nesta semana pela Câmara dos Deputados devido à falta de apoio.

No encontro de hoje, Javier levantou-se quando o Papa entrou na basílica em uma cadeira de rodas no início da cerimônia, e se ajoelhou na missa durante a consagração. Foi uma das imagens do dia e o culminar de uma semana agitada para Milei.

O presidente da Argentina, Javier Milei, encontra-se com o Papa Francisco | FOTO: Reuters

Quem era María Antonia de Paz y Figueroa (Mama Antula)

Nascida em 1730 em Santiago del Estero, na Argentina, Mama Antula fundou a Santa Casa de Exercícios Espirituais de Buenos Aires, e faleceu em 7 de março de 1799, e seus restos mortais estão na igreja de Nuestra Señora de la Piedad, na capital do país.

Mama Antula é considerada uma leiga consagrada, já que não entrou para o convento, apesar de também não ter se casado. É o que explica Filipe Domingues, vaticanista que mora em Roma e possui doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES