Metrô de Salvador foi esvaziado, e passageiros andaram sobre trilhos

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que apagão nacional registrado em várias cidades do Brasil afeta regiões Nordeste, Norte e Sudeste

Metrô de Salvador foi esvaziado, e passageiros andaram sobre trilhos | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma falha generalizada de energia atingiu a Bahia, resultando na falta de fornecimento elétrico em várias localidades durante a manhã desta terça-feira (15). A CCR Metrô Bahia, a entidade responsável pelo sistema de metrô em Salvador e Lauro de Freitas, comunicou que houve a evacuação das estações de metrô e que as atividades estão temporariamente interrompidas. 

A ausência de fornecimento de energia elétrica foi registrada às 8h31 e a restauração teve início por volta das 10h20. A Neoenergia Coelba, a empresa concessionária encarregada do serviço na Bahia, declarou que todos os municípios do estado foram impactados pela interrupção. 

Segundo a Neoenergia Coelba, a empresa que detém a concessão do serviço elétrico na Bahia, a reativação das cargas afetadas devido à situação no Sistema Interligado Nacional (SIN) está sendo realizada de maneira gradual, sujeita à aprovação do Operador Nacional do Sistema (ONS). 

Até às 11h, de acordo com a Coelba, aproximadamente 30% dos consumidores que inicialmente enfrentaram problemas na Bahia tiveram a situação regularizada. Localidades como Ilhéus, Itabuna, Eunápolis, Porto Seguro, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Jacobina, Paulo Afonso e certas áreas da capital baiana já tiveram o fornecimento restabelecido. 

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que até 10hh22, 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste estava normalizada. A CCR Metrô Bahia informou que todos as pessoas que estavam nas estações foram orientadas a evacuar as plataformas no momento da ocorrência, assim como as que estavam dentro dos vagões, que foram encaminhados com segurança para as plataformas mais próximas. Um vídeo mostra o momento em que os passageiros andaram sobre os trilhos.

As entradas para as estações do metrô em Salvador permanecem fechadas até que a energia elétrica seja completamente restaurada. Além disso, o Elevador Lacerda, um marco turístico significativo e meio de transporte na capital, encontra-se inoperante. 

Por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a Prefeitura de Salvador divulgou o esquema de operação especial para atender as pessoas. Os usuários do metrô que não puderam utilizar o transporte contam com linhas especiais que ligam os terminais Mussurunga, Acesso Norte, Pirajá e Lapa. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão nacional registrado em várias cidades do Brasil afeta as regiões Nordeste, Norte e Sudeste. A interrupção de energia ocorreu depois de uma abertura da interligação Norte/Sudeste.

De acordo com o ONS, as causas dessa ocorrência ainda estão sendo apuradas. O Operador Nacional informou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e que 6 mil MW já foram recompostos. Não há previsão para a recomposição total.


 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES