Após uma chuva de granizo ocorrido no final da tarde desta sexta-feira (25) na zona leste de Teresina, a matereologista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, alertou que existe uma possibilidade grande de que ocorra outras chuvas com queda de granizo no estado do Piauí.
“Já era o esperado. A chuva de granizo foi formada por conta das altas temperaturas que os piauienses vêm enfrentando. As gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. O vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode agüentar e cai, em forma de pedra de gelo. Com relação aos tamanhos das pedras, são determinados pelos movimentos dentro das nuvens, podendo chegar a até cinco centímetros de diâmetros”, explica Sônia Feitosa.
Segundo a metereolgoista as chuvas de ontem abriram o periodo chuvoso no estado e que até o Reveillon são esperadas mais precipitações. "Porém, podem ocorrer novas chuvas de granizo devido à baixa umidade do ar e aos altos níveis de radiação solar. Também já podemos dizer que, em janeiro, o Piauí todo terá chuvas, apesar de ser abaixo da média", acrescenta a profissional.