Mestra Lama Lena ensina como obter mente tranquila hoje em THE

A monja defende que é preciso encontrar a paz.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Pela segunda vez em Teresina, a mestra do budismo tibetano Lama Lena, ministra nesta quinta-feira (22), a palestra “Vida agitada, mente tranquila”, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Piauí. Entre outros assuntos, a monja vai ensinar técnicas de como tornar a mente aliada no processo de encontrar a paz interior em meio a agitação da vida moderna e diante do estresse do cotidiano. Na tarde de ontem, a mestra realizou uma palestra aberta ao público com o tema “A Ciência da Mente”, no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Em entrevista, a monja defende que é preciso encontrar a paz dentro de cada um para não ser abalado pelos acontecimentos do mundo externo. “Se prestarmos atenção, por exemplo, no momento em que estamos dirigindo, você se torna agitado pelo trânsito, quando se mantém essa agitação a nossa mente é tão influenciada e não é fácil lidar com isso. Existem milhares de situações para nos estressar, que surgem nas nossas vidas, então se não aprendermos por si próprio a encontrar a tranquilidade que está dentro, nós seremos como aquelas sementes que voam quando o vento bate”, disse.

Ainda de acordo com a mestra, o processo para conseguir ter a mente como uma aliada independe da idade e condição de cada pessoa. “Em qualquer idade isso é possível, o homem mais velho que eu já ouvi falar começou a treinar sua mente quando tinha 84 anos e teve muito sucesso. Qualquer criança que tenha o mínimo de idade para entender a linguagem, por exemplo, 7, 8, 10 anos, pode facilmente aprender as técnicas e encontrar a quietude em si própria, que é vasto como o céu e mesmo que tenha uma tempestade grande, o céu não é derrubado pelo vento. Qualquer um até aquele que tem pouca capacidade intelectual, consegue aprender essas técnicas”, enfatizou.

A mestra vai repassar seus conhecimentos e ensinar técnicas de meditação e relaxamento para quem quer assumir o controle e responsabilidade sobre a sua própria vida. As inscrições para participar podem ser realizadas pelo site www.budismoteresina.com.br e ainda pelos telefones (86) 99991-6267 e 99951-5152. A palestra acontece em dois horários: 19h30 e 21h30.

“Se você passar sua vida correndo atrás de coisas que você não consegue segurar, como a juventude, beleza, carro novo, se você continuar correndo atrás de coisas impermanentes ou até sabedoria interna, da mesma forma você vai envelhecer e todos nós morremos. Tudo que é construído em determinado momento se separa, então o tempo que nós temos é preciso parar de correr atrás de coisas externas, pare e olhe para dentro de si”, destacou.

Mais sobre Lama Lena

Lama Lena iniciou intensamente sua pesquisa da consciência com o psicodelismo na década de 60. A partir de 1972 se mudou para um monastério no Nepal onde estudou três anos com Lama Thubten Yeshe. Em seguida passou sete anos em retiro de prática em uma pequena caverna próximo de Tso Pema (comunidade tibetana na índia), sob a tutela de seu professor Raiz, Ven. Wangdor Rimpoche.

Ao sair do Retiro, passou 25 anos viajando extensivamente como tradutora e assistente de seu professor e enquanto não estava viajando praticou medicina tradicional chinesa em São Francisco, nos EUA. Desde 2005 voltou a morar em Tso Pema para auxiliar seu professor. Quando não está viajando, ensinando ou traduzindo ela se dedica a assistência à saúde da comunidade local com o auxílio de Khandro. Desde que Wangdor Rinpoche parou de viajar por idade avançada, Lama Lena é considerada a detentora ocidental da linhagem de Wangdor Rinpoche de ensinamentos diretos e prática profunda.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES