Dois jovens que fazem parte do Programa Trainee 2021 da Aegea, holding da qual a Águas de Teresina faz parte, concluíram esta semana o processo de imersão em todos os setores da concessionária piauiense, onde puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelas equipes locais. Na oportunidade, os trainees conheceram de perto a dedicação de cada profissional para manter, em pleno funcionamento, os sistemas de abastecimento de água tratada, bem como a coleta e tratamento de esgoto da cidade de Teresina.
Ao longo de duas semanas, os trainees Adriana Cardoso e Bernardo Araújo participaram de treinamentos e vivenciaram experiências práticas nas Estações de Tratamento de Água Sul e Norte, nas Estações de Tratamento de Esgoto Leste e Pirajá e também nas Elevatórias, além da visita aos setores administrativo, comercial, jurídico e de serviços da empresa. Paralelo a esse processo, também participaram de cursos na Academia Aegea, plataforma de ensino on-line da empresa, com foco nos temas de saneamento básico.
O Programa Trainee recrutou jovens recém-formados de todo o país para um programa intensivo de 18 meses de desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais para compor o quadro de liderança da empresa. São jovens, com formação nos cursos de Engenharias, Matemática, Estatística, Ciências Econômicas, Sistemas da Informação, Ciências da Computação e Análise de Sistemas, que no decorrer do programa, podem ser transferidos para atuar em qualquer uma das regiões onde a Aegea está presente, permitindo que os trainees identifiquem as realidades e desafios de cada concessão.
Adriana destaca que tem sido uma experiência de muito aprendizado e crescimento profissional. “A vivência tem sido incrível, pois como trainee, tenho tido a oportunidade de conhecer todo o trabalho realizado para que a empresa entregue bons resultados e quais desafios são enfrentados nesse percurso. Além disso, o mais importante ao entrar para o grupo é saber que trabalhamos para levar dignidade para as famílias e que de nada vale nosso esforço se não tivermos respeito pela comunidade, pela cidade em que atuamos e pelo meio ambiente. Isso é o que nos motiva a ser além da conta”, ressaltou a jovem que é formada em engenharia química.
Grande oportunidade
Para Bernardo, que é engenheiro mecânico, está sendo uma oportunidade incrível. “Estes dias como trainee estão sendo inovadores, com aprendizados totalmente diferentes, pois vim do ramo do petróleo. Começar a trabalhar com o saneamento está sendo um desafio. Algo que me move em querer fazer o melhor. Estou muito feliz com o aprendizado e com a receptividade de todos os colaboradores de Teresina, que me receberam de braços abertos e estiveram sempre dispostos a ensinar e tirar todas as dúvidas sobre o saneamento básico de uma capital”, relatou o jovem.
“Participar da preparação de jovens talentos para atuar em uma área que vem crescendo e com grandes desafios é bastante satisfatório. Estamos em plena expansão e o programa de trainee da Aegea ajuda a criar um alicerce de eficiência, diversidade, aprendizado contínuo e inovação, para que possamos, juntos, reverter o déficit de saneamento básico do país. Teresina já está no caminho certo, pois com o contrato de subconcessão já atende a todos os critérios do novo marco legal do saneamento”, concluiu Jacy Prado, diretor-presidente da Águas de Teresina.