Menino que sofreu derrame antes de nascer surpreende médicos ao aprender a caminhar

Enquanto sua irmã gêmea Laura nasceu saudável, Liam apresentou sangramento no lado esquerdo do cérebro.

Após o nascimento, exames mostraram que Liam sofreu um sangramento no cérebro ainda dentro do útero. | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um menino britânico de três anos de idade que sofreu um derrame ainda no útero da mãe chocou médicos ao aprender a caminhar, falar e enxergar em tempo do seu primeiro dia na escolinha. O pequeno Liam Maule nasceu com seis semanas de antecedência, em agosto de 2009, depois de a equipe médica não encontrar mais os batimentos cardíacos do bebê.

Enquanto sua irmã gêmea Laura nasceu saudável, Liam apresentou sangramento no lado esquerdo do cérebro e foi seriamente prejudicado. De acordo com o jornal Daily Mail, o derrame poderia ter matado um adulto. A mãe das crianças, Rosie, e o pai, Jason, foram avisados de que o menino não teria um desenvolvimento normal.

Hoje, Liam acompanha sua irmã na pré-escola. "Pelo que eu sabia, eu estava carregando gêmeos saudáveis, até eu fazer um exame de rotina e não conseguirem achar os batimentos dele", conta Rosie. "Eu sabia que as crianças deveriam nascer o mais rápido possível", completa.

Após o nascimento, exames mostraram que Liam sofreu um sangramento no cérebro ainda dentro do útero cinco dias antes do parto. Os médicos lutaram para estabilizar o bebê estimulando seu sistema imunológico, mas pouco podiam fazer além de esperar e ver o que aconteceria. "Os médicos me disseram que Liam não seria capaz de andar ou enxergar", conta a mãe.

Três meses depois, Liam deixou o hospital e a partir de então seu caso só obteve progresso. "Com nove meses ele começou a enxergar sombras. Pouco depois de seu primeiro aniversário ele foi até um urso de pelúcia e o pegou", afirma Rosie. "Achei que era um milagre quando ele deu os primeiros passos em junho deste ano".

Em um dos últimos exames de rotina, quando Liam e Rosie entraram caminhando no consultório, o médico se disse surpreso e afirmou que, pelos resultados dos exames do cérebro de Liam, ele não poderia estar caminhando ou falando.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES