O número de mortes causadas por alagamentos e deslizamentos em Minas Gerais subiu para 27, de acordo com boletim divulgado nesta sexta-feira (23) pela Defesa Civil. Os registros são feitos desde setembro, quando começou a temporada de chuvas no estado.
As duas últimas vítimas foram uma mulher não identificada, cujo corpo foi encontrado em Belo Horizonte, e um menino de 5 anos, que foi arrastado pela enxurrada e caiu em um bueiro, na quinta-feira (22), na cidade de Tiros. O corpo dele foi encontrado nesta madrugada.
No total, 101 municípios mineiros decretaram situação de emergência por causa dos temporais. Desde setembro, quase 790 mil pessoas foram prejudicadas pelas enchentes e desmoronamentos.
Defesa Civil informa que, no mesmo período, 8.709 pessoas ficaram desabrigadas (tiveram que sair de suas casas e seguir para abrigos públicos) e 85.294, desalojadas (foram para casas de parentes e amigos). Mais de 25 mil residências foram destruídas.
Estragos em Belo Horizonte
Na quinta-feira, choveu forte durante quase uma hora em Belo Horizonte e foi o suficiente para causar estragos. O Ribeirão Arrudas transbordou pela segunda vez em apenas um mês. Casas foram inundadas e carros, arrastados.
Os bombeiros usaram helicópteros para resgatar pessoas que ficaram ilhadas na correnteza. Dois homens se agarraram a postes de placas de sinalização para escapar da correnteza. Outro subiu no carro.
Os moradores da região já haviam tido prejuízo no réveillon. Nesta sexta-feira, a água baixou e é possível perceber que o asfalto foi arrancado em alguns pontos.