Mariana, de 11 anos, realizou a ocupação na Secretaria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres (SMPM). A menina fez parte da campanha “Meninas Ocupam”, uma realização da ONG Plan International através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM). A campanha acontece mundialmente, em torno de 70 países, e na capital vai acontecer durante todo o mês de outubro, em alusão ao Dia da Menina.
Na sua manhã como secretária simbólica, Mariana conheceu o Serviço de Atendimento Integral às Mulheres e Suas Crianças – Florescer, nas unidades da Zona Norte e Sudeste de Teresina. Nos locais, a menina pode ver de perto as atividades que acontecem dentro dos serviços e entender como nossas políticas públicas alcançam as mulheres das comunidades.
Ainda durante a visita, Mariana, que é uma menina da comunidade rural, ressaltou que gostaria de projetos que pudessem incluir educação digital para meninos e meninas. “Acredito que precisamos fortalecer políticas públicas de prevenção às violências. Hoje, venho em nome de todas as meninas por uma educação que possa diminuir nossas desigualdades”, declarou Mariana.
A secretária da SMPM, Karla Berger, acompanhou Mariana durante a agenda e se comprometeu com as causas levadas pela criança. Karla frisa que é necessário pensar em políticas cada vez mais integradas para nossa sociedade sob a perspectiva de gênero.
“Hoje foi a vez da Secretaria da Mulher em receber sua secretária simbólica. Estamos muito felizes em poder inspirar e levar a pequena Mariana para o local que pensa nas mulheres da capital”, ressalta a secretária. “O projeto Meninas Ocupam tem sido muito importante para entrar em contato com uma geração de meninas que tem Teresina como seu suporte e referência para os próximos anos”, finaliza.
Sobre a Plan International
A Plan International é uma organização humanitária e de desenvolvimento não governamental e sem fins lucrativos, que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. A pobreza, violência, exclusão e discriminação ainda são problemas sociais que mais afetam no mundo, por isso, a ONG atual para proteger os direitos de meninas em situação vulnerável.
A ONG chegou ao Brasil em 1997 e, desde então, vem se dedicando a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social.