Câmara de Vereadores de Teresina promoveu uma audiência pública na manhã de ontem para tratar de um desafio global com graves repercussões locais: o tratamento do lixo eletrônico no País
Presidida pela vereadora Teresa Brito (PV) e solicitada pelo vereador Antonio Aguiar (Pros), a Câmara de Vereadores de Teresina promoveu uma audiência pública na manhã de ontem para tratar de um desafio global com graves repercussões locais: a coleta e o destino correto e sustentável do lixo eletrônico.
O Sistema Meio Norte de Comunicação esteve presente representado pelo ambientalista Alcide Filho. Da tribuna da câmara ele apresentou à mesa e ao plenário o Projeto EletroLixo, uma iniciativa de ecocidadania, coordenada pelo diretor de Jornalismo José Osmando. O objetivo do EletroLixo é promover uma ampla mobilização educativa, coleta e destino correto de lixo eletrônico.
Lixo tem uma diversificada origem e classificação. Assim, pensar apenas no lixo da casa e da cozinha é limitação. Um lixo que nem parece lixo é o eletrônico. Ainda assim é perigoso. São baterias de celular, pilhas, monitores, TVs, celulares, computadores, notebooks, tablets...e muito etc.
O objetivo do Projeto EletroLixo é atuar contra o lixo eletrônico que se acumula, sem coleta adequada, em casa, no escritório, no trabalho e por todo lugar.
É urgente respondermos juntos a uma pergunta que não se deve adiar: como dar destino e uso sustentável, ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável para os eletroeletrônicos encostados, equipamentos de informática obsoletos, celulares e baterias que descartamos diariamente?
Com o Projeto EletroLixo o Sistema Meio Norte de Comunicação pretende envolver a sociedade em uma participativa ação de coleta de lixo eletrônico e lhe providenciar o mais correto destino.
O EletroLixo promoverá ações de coletas centralizadas de lixo eletrônico em diversos pontos da cidade. Esta ação envolverá todas as empresas do Grupo Meio Norte, seus clientes, entidades sociais como a OAB e CREA, iniciativa privada, operadoras, redes de supermercados, clubes de serviços, escolas, faculdades e instituições públicas estaduais e municipais.
O EletroLixo pretende através da conscientização e com a coleta evitar o pior dos destinos para esse lixo eletrônico em Teresina.
Sobre a iniciativa do Projeto EletroLixo, o vereador Antônio Aguiar declarou ser mais que oportuna e que encaminhará, nesta quarta-feira, um pedido de moção de congratulações ao Sistema Meio norte de Comunicação. "Vamos fazer esse projeto acontecer, não podemos adiar esse começo. A iniciativa e a capacidade de mobilização do Sistema Meio Norte de Comunicação certamente amplificará o alcance desse projeto para toda a comunidade", disse Antônio Aguiar.
A vereadora Teresa Brito, presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, afirmou que encaminhará ao Prefeito Firmino Filho a campanha do EletroLixo. "Com a sociedade sendo orientada e educada através do Projeto EletroLixo, proposto pelo Sistema de Comunicação Meio Norte, o problema do lixo eletrônico deixa de ser uma agressão ambiental lamentada e passa a ser uma solução executada". "Só temos é que louvar essa iniciativa", completou.