Com as temperaturas mais quentes, a utilização de equipamentos como ventilador, refrigeradores e geladeiras contribuem e muito para um aumento de consumo de energia. Por isso, é importante ficar atento ao uso correto de cada aparelho.
Em Brejo do Piauí, cidade localizada a 430 km de Teresina, ao Sul do estado, a dona de casa Lucinete de Almeida revela que é inevitável acabar utilizando ainda mais alguns aparelhos eletrodomésticos.
“Tudo que você vai fazer depende de energia elétrica e nesse período mais quente do ano a gente deixa o ventilador mais tempo ligado e o consumo acaba aumentando”, afirma a moradora da cidade de pouco mais de 3.800 habitantes.
O aumento na conta de energia pode ser evitado com medidas simples dentro de casa, dessa forma, a Equatorial Energia tem feito um trabalho de aproximação e conscientização junto à população para que as pessoas possam adotar práticas sustentáveis e conscientes de energia elétrica.
As altas temperaturas e permanência das famílias por mais tempo dentro de casa, devido à pandemia da Covid-19, fazem com que alguns hábitos domésticos fiquem mais intensos.
Já que a energia é tão vital para o desenvolvimento, é preciso planejar seu consumo. A economia de energia deve começar desde o ato da compra do produto, que deve ter selo de eficiência, até o uso racional de energia, a fim de gerar mais economia e causar menos danos ao meio ambiente.
Em Brejo do Piauí, a Equatorial Piauí realizou o Mutirão Pelo Futuro Todo Dia, que tem o propósito de promover a disseminação de informações, realização de serviços e cadastro para a troca de geladeiras velhas por novas com Selo Procel A, mais eficientes e econômicas.
Na oportunidade, serão sorteadas 50 geladeiras para cada cidade (Brejo do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré) e 100 geladeiras para Alto Longá por meio do programa E+ Geladeira Nova, que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Mais de 3 mil geladeiras velhas devem ser substituídas
No município piauiense de Brejo já foram realizados 772 cadastros de baixa renda. A cidade ainda possui 138 clientes aptos a receber os benefícios. A Equatorial desde que chegou ao Piauí, há quase 3 anos, já promoveu a troca de aproximadamente 5 mil geladeiras e 131 mil lâmpadas. A expectativa é que até março de 2022, sejam substituídas mais 3 mil geladeiras e 80 mil lâmpadas nas cidades piauienses.
A Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí, Mariana Araújo, destaca a iniciativa como uma forma de aprimorar os atendimentos disponibilizados aos clientes de todo o Estado.
“A Equatorial desde que chegou ao Piauí vem trabalhando diariamente para melhor atender nossos clientes, seja por meio de investimentos que possibilitem uma energia de mais qualidade e segurança ou mesmo com ações para disponibilizar dicas de consumo e expansão dos serviços. Para isso, avaliamos perfil médio de consumo e o quantitativo de clientes de baixa renda com o objetivo de definir quais cidades serão contempladas com o sorteio de troca de geladeiras e lâmpadas. Tais iniciativas são importantes para contribuir na redução do valor da fatura de energia dos clientes beneficiados”, pontuou.
A ação realizada pela empresa segue todos os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19. Os clientes das cidades ainda serão beneficiados com a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas LED (até cinco por unidade consumidora), informações sobre serviços, dicas de economia e segurança, bem como orientações sobre como realizar o cadastro na Tarifa Social, que garante descontos de até 65% na fatura de energia.