A mamãe gorila Kira, de 17 anos, precisou de ajuda extra após enfrentar complicações em seu parto, que ocorreu na última sexta-feira (2). Médicos foram chamados para a ajudar a equipe de veterinários no Zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos.
Kira entrou em trabalho de parto na terça-feira (30), mas até sexta seu corpo não havia progredido para ter o filhote - o que é atípico, já que partos de gorilas costumam ser bastante rápidos, de acordo com os especialistas.
Preocupados, os veterinários que atenderam Kira chamaram uma equipe de médicos composta por ginecologistas, obstetras e anestesistas.
Foram realizados diversos procedimentos para acelerar o parto, como episiotomia (corte realizado na região do períneo na falta de dilatação suficiente) e fórceps.
Após uma hora e meia, a equipe conseguiu realizar o parto e trazer ao mundo uma gorila fêmea saudável. "Foi um dia de drama e ansiedade no zoológico, mas no final foi muito recompensador", disse Andy Baker, a chefe de operação, ao site Daily Mail.
Após passar o restante do dia se recuperando, Kira conseguiu conhecer a filha no sábado de manhã e, desde então, ficaram inseparáveis.