MEC elimina do Enem 37 candidatos que fizeram fotos do exame

O uso do celular, assim como fotografar o interior das salas, é proibido. Provas começaram a ser aplicadas às 13h, pelo horário de Brasília

Fotos de cartões de respostas do Enem foram postadas nas redes sociais | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Ministério da Educação informou no final da tarde deste sábado (3) que 37 candidatos foram eliminados e retirados das salas onde foram aplicadas as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) depois de terem colocado imagens das provas em redes sociais.

?O Ministério da Educação monitorou todo o processo do Enem nas redes sociais. Foram eliminados e retirados das salas de exame 37 candidatos, por terem postado imagens digitais da sala de realização da prova. Os casos foram registrados em vários estados da federação?, diz a nota do ministério.

A reportagem encontrou mais de 20 fotos de cartões de respostas tiradas de dentro das salas de aula do Enem e postadas em sites de compartilhamento de fotos. A maior parte foi publicada por volta das 13h nos aplicativos.

O uso do celular é proibido pelo edital, assim como fotografar o interior das salas. Um candidato postou foto do cartão de respostas do Enem, junto com parte do RG e uma caneta. "Começa agora! O que batalhamos o ano inteiro", escreveu. Outros colocaram junto o RG, canetas, barra de cereais e água.

As fotos das provas teriam sido postadas em redes sociais logo após as provas terem tido início, às 13 (horário de Brasília).

Normalidade

Na avaliação do MEC, o primeiro dia de provas do Enem ?transcorreu dentro da normalidade.? De acordo com o ministério, foram registrados três casos de queda temporária de energia durante a avaliação, mas a nota não diz onde foram.

O MEC informou ainda que a operação de logística da prova ?ocorreu conforme o planejado? e que, entre a meia-noite e 14h04 deste sábado, 168.623 candidatos entraram na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) para confirmar o local de prova. Já o call center do órgão recebeu 4.825 ligações.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES