Mato toma conta de calçadas na zona Sul de Teresina

Moradores dos bairros Areias e Santa Fé, na zona Sul de Teresina, estão convivendo com mato alto nas calçadas que chegam a invadir a Avenida José Nilo.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Os moradores da Avenida José Nilo de Pádua Fortes, que dá acesso aos bairros Areias e Santa Fé, zona Sul de Teresina, reclamam da falta do serviço de capina. De acordo com os residentes da região, o mato alto acumula lixo e dificulta, em certos trechos, a travessia dos pedestres. Os residentes do local ainda convivem com água parada que sempre ocorre nesta época por conta das chuvas, aumentando o risco de arboviroses.

Crédito: José Alves Filho

O motorista Lindomar Augusto reside na avenida há 17 anos e, segundo ele, a Prefeitura ainda não fez o serviço de capina. "O vizinho foi multado porque estava com um pouco de areia na calçada dele, então para punir a Prefeitura está em cima, agora na hora de cumprir com o serviço, você pode ver as ruas cheias de mato e sem contar o acúmulo de lixo aqui atrás, que tem material de construção, dejetos de animais", protesta o morador. 

O mato alto já alcança o pavimento asfáltico, fazendo que os moradores se arrisquem caminhando no meio da pista. "Aqui nem parece cara de avenida, o recapeamento asfáltico tem mais de 15 anos e é uma via onde passam os ônibus", observa Lindomar Augusto. 

A equipe de reportagem esteve no local e viu, de perto, as condições lamentáveis que se encontra a via. Há buracos, mato em frente às casas, e juntamente com água acumulada que deveria ser direcionada ao esgoto, aumenta a proliferação de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da Chikungunya, Zika e dengue.

Crédito: José Alves Filho

O cabeleireiro Manoel Messias se sente incomodado com as condições da via e alega que, até o momento, nesta parte do bairro, o mato não foi retirado. "As equipes de limpeza ainda não passaram por aqui, inclusive porque estamos de olho, o mato está alto e incomoda. Resido aqui há 15 anos e sou atento ao que acontece nessa parte", disse. 

O ouvinte da Rádio Jornal MN (90,3 FM), Reginaldo Lopes, enviou mensagem reclamando da situação. "A terceirizada da Prefeitura fez a capina na minha rua, no bairro Santa Fé, e deixou uma quantidade de lixo em frente a minha casa. Está com um mês e eles não vieram recolher", reclama o morador. 

Limpeza

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU/Sul), da Prefeitura Municipal de Teresina,      informou que as equipes fizeram um amplo trabalho de limpeza no Santa Fé, no último dia 9 de fevereiro de 2019. Em média, o tempo de retorno é de 60 dias, mas qualquer demanda pode ser solicitada através do    telefone (86) 3216-4441.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES