Marielle Franco será homenageada com nome de rua ou praça em Paris

“Será ainda mais significativo se conseguirmos isto aqui no Brasil”, diz Mônica. Para a família da ex-vereadora do PSOL, a homenagem é um estímulo num momento difícil e ajuda a espalhar o legado de Marielle.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O Conselho Municipal de Paris, na França, aprovou por unanimidade, uma moção da prefeita Anne Hidalgo, que tomou a iniciativa por meio da Rede Europeia pela Democracia no Brasil (Red.BR), para dar o nome da vereadora Marielle Franco, assassinada no ano passado, a uma rua, praça, ou passagem pública parisiense.

"É algo que vínhamos negociando com a prefeita. A princípio era uma possibilidade remota e agora parece que vai se concretizar. O lugar ainda será escolhido, mas é uma forma de homenagem, de dar continuidade à luta e reforça o que ela representa. Estamos aqui lutando arduamente pelo legado de Marielle. Minha vida é dedicada à memória dela. Alcançar algo assim, em Paris, é muito simbólico", contou Mônica Benício, viúva de Marielle.

“Foi votado! Os representantes parisienses aprovaram nesta manhã a proposta que eu apresentei a eles com minha equipe: um lugar em Paris levará o nome de Marielle Franco, ativista de direitos humanos, eleita do Rio de Janeiro, assassinada em março de 2018”, anunciou Hidalgo em sua rede social, nesta segunda-feira, após a votação do conselho.

Emoção

No Brasil, não há homenagem para a ex-parlamentar em ruas, ou praças, apenas uma creche na Maré — comunidade de origem da vereadora — leva seu nome. No ano passado, a réplica de uma placa de rua chegou a ser afixada na Cinelândia durante uma manifestação que exigia celeridade nas investigações dos assassinatos de Marielle e do motorista Anderson Gomes.

"Será ainda mais significativo se conseguirmos isto aqui no Brasil", diz Mônica. Para a família da ex-vereadora do PSOL, a homenagem é um estímulo num momento difícil e ajuda a espalhar o legado de Marielle.

"É algo que nos dá muita força, porque é uma dor que não conseguimos esquecer. Ao mesmo tempo que bate muita saudade, somos acalentados pelo fato de as pessoas reconhecerem a luta dela. Desde que tudo aconteceu, já subi ao palco com a Katy Perry e agora vou vê-la consagrada com o nome de uma rua em Paris... As pessoas que mandaram fazer isso (encomendaram a morte de Marielle) não tinham noção do que ela ia se tornar", desabafou Luyara Franco, filha de Marielle.

Para Anielle, irmã da parlamentar, a iniciativa mostra que a barbárie não calou a voz de Marielle:

"Nós ainda estamos perplexos. Não temos noção do tamanho que a Marielle alcançou. Ela é gigante e acordou outros gigantes. Cada homenagem me acalenta.Ela sofreu um ato covarde, mas sempre se levanta, por mais que queiram calar sua voz. É um reconhecimento ao trabalho duro e honesto que ela fez", afirmou. 

"É com grande alegria que anunciamos que a câmara municipal de Paris acaba de votar, seguindo a solicitação da Rede europeia pela democracia no Brasil, com apoio unânime, uma moção que manifesta a intenção da prefeitura de batizar um local da cidade (rua, praça ou passagem pública) com o nome da vereadora brasileira Marielle Franco.

Uma homenagem à Marielle, mas também uma forma de apoiar a luta contemporânea contra a violência e a opressão antidemocrática no Brasil e em todo o mundo", disse a Red em nota.

A deputada estadual Mônica Francisco também comemorou a homenagem.

"O Conselho de Paris decidiu colocar o nome de Marielle Franco na memória de Paris. Um símbolo muito forte desejado Anne Hidalgo, e uma mensagem de apoio a todos aqueles que continuam em campanha pela democracia e pelos Direitos Humanos no Brasil", comentou o senador.

Reprodução/ Instagram

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES