Uma multidão acompanhou a abertura do 15º Festival de Inverno de Pedro II nessa quinta-feira (31), que contou com apresentações de Indiana Nomma e Oscar Milito, Fagner e o Teatro Mágico.
A noite também foi marcada por homenagens ao cantor Naldo de Oliveira, da banda piauiense Mero, que também se apresentaria no Palco Opala, mas faleceu em acidente de moto na Zona Sul de Teresina. De acordo com informações da Polícia Militar, a primeira noite do festival reuniu pelo menos 10 mil pessoas, na Praça da Bonelle.
A hondurenha Indiana Nomma, acompanhada de Oscar Milito abriram a programação do palco principal com muito jazz e Bossa Nova. A cantora com uma voz potente e carisma pediu ao público um minuto de palmas para Naldo de Oliveira. “Vou pedir que vocês batam incessantemente um minuto de palmas para o Naldo, para que ele faça uma boa passagem e para que a gente entregue nas mãos de Deus o caminho que foi escolhido por ele”, disse.
Em seguida foi a vez do cearense Raimundo Fagner cantar para a multidão que o esperava. No repertório, não poderiam faltar grandes sucessos da carreira como “Borbulhas de amor”, “Deslizes” e “Espumas ao vento”.
Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, encerrou a noite com um show vibrante, poético e humorado. A versão em voz e violão com a participação do palhaço Toicinho e das acrobacias das gêmeas Dias encantou o público que interagiu com a trupe. Fernando cantou suas músicas mais conhecidas como “Nosso Pequeno Castelo” e “Anjo mais velho”.
“É a primeira vez que venho ao Piauí e o que pude perceber desde a passagem de som foi esse acolhimento do povo. O teatro mágico tem essa proposta de misturar poesia e música e foi isso que fizemos aqui em uma versão voz e violão”, comenta Fernando Anitelli.
Além dos shows, o Festival de Inverno de Pedro II conta com 76 estandes de artesanato local, vasta gastronomia e ecoturismo. Nesta sexta-feira a programação do Palco Opala conta com Tributo a Frank Sinatra, interpretado por Soraya Castello Branco e Flávio Moura, Vanessa da Mata, RC na Veia e Fauzi Beydoun e banda Soul Vibe.
A praça Domingos Mourão foi palco da abertura da XV edição do Festival de Inverno de Pedro II. O momento foi conduzido pela vice-governadora Margarete Coelho, acompanhada pelo prefeito de Pedro II Alvimar Martins; e pelo secretário de Turismo, Bruno Correia Lima.
Margarete Coelho participa da abertura do XV Festival de Inverno
A vice-governadora Margarete Coelho, afirmou que a cidade está pronta, com toda estrutura necessária para receber turistas. “É um festival que encanta a todos, que agrada todos os públicos. Tenho certeza que vai ser um evento muito alegre, seguro e tranquilo para todos que vieram até Pedro II prestigiar essa grande festa que já está em sua 15º edição, e só melhora ao longo dos anos. A cidade está com toda estrutura de segurança, iluminação, abastecimento, tudo pronto para que o evento seja um sucesso”, garantiu.
O senador Ciro Nogueira parabenizou toda organização do evento, e destacou o quanto ele é importante para a cidade de Pedro II. “É um festival marcante que completa 15 anos de sucesso e vem se consolidando ao longo do tempo como maior festival de música do Piauí, movimentado o turismo, a economia e mostrando o que temos de melhor em nosso estado. Fico feliz de ver minha cidade com todo esse destaque”, comemorou.
A abertura contou ainda com a presença do diretor da Prodart, Jordão Costa; deputado estadual Wilson Brandão; deputado federal Paes Landim; senador Ciro Nogueira e o presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson de Sousa.
O evento vai até dia 03 de junho com uma programação musical vasta. O cantor Fagner e Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, abriram o primeiro dia do festival. Nos quatro dias de evento, mais de 60 atrações passarão por todos os palcos montados em locais estratégicos da cidade.
Hoje o público irá prestigiar, no palco Opala, um Tributo a Frank Sinatra; a cantora Vanessa da Mata; RC na veia e Fauzi Beydoun (vocalista da banda Tribo de Jah) e banda Soul Vibe. Além dessa programação, haverá ainda uma outra no palco O Gritador com a apresentação de artistas locais.
Turismo
Conhecida como a Cidade Imperial, Pedro II é cercada de belezas naturais e o cenário é ideal para um dos maiores eventos do estado. Além da programação musical, haverá outras atividades de ecoturismo, como o Desafio das Opalas e Desafio da Serra dos Matões que irá reunir amantes da natureza e esporte.
Uma equipe da Secretaria de Turismo (Setur), estará presente na praça Domingos Mourão, destacando e informando aos turistas sobre as belezas do município e região, entre eles, o reconhecido Mirante do Gritador, Sítios Arqueológicos, Museu da Roça, Sítio Buritizinho.
Stands de outras cidades, como Cajueiro da Praia, também estão presente mostrando as potencialidades do litoral piauiense, artesanato e outros destaques.
O Festival de Inverno de Pedro II é uma realização do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e do Turismo, Prefeitura de Pedro II e Sebrae, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.
Confira a Programação do Palco Opala
Sexta-feira (01/06)
Tributo a Frank Sinatra
Vanessa da Mata
RC na veia
Fauzi Beydoun (vocalista da banda Tribo de Jah) e banda Soul Vibe
Sábado (02/06)
Alma Thomas
Retrô (Pedro II)
Skank
Batuque Elétrico
Domingo (03/06)
Sambatom
Alcione
Confira a programação do Palco O Gritador
Sexta (01/06)
18h30: Banda FLIP
19h40: Marlon e os Brandos
20h50: Ultrópico Solar
22h: Hugo dos Santos
22h50: DJ Mirton (intervalos e final)
Sábado (02/06)
18h30: Bulldog Jack
19h40: Neandertais
20h50: Fronteiras Blues
22h: Blues Singers (PI/PE) **
23h10: DJ Mirton (intervalos e final)