Após uma trégua nas chuvas intensas na região Nordeste, novos temporais devem voltar a ocorrer, principalmente no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. Isso porque a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima a costa norte do Nordeste continua favorecendo a formação de nuvens carregadas, que resultam em mais temporais nesta terça-feira (23).
O tempo fica bastante instável no litoral com o céu carregado de nebulosidade e chuva desce cedo. Há alerta para temporais e chuva volumosa, principalmente nas capitais São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Embora Teresina fique na área central do estado, o risco de temporais existe.
Os ventos marítimos devem se intensificar sobre a costa leste do Nordeste, entre Pernambuco e Alagoas. As capitais Recife (PE) e Maceió (AL) terão chuva frequente, em geral até com moderada intensidade.
O interior do Nordeste segue com bons períodos de sol, assim como as outras áreas litorâneas, e as pancadas de chuva serão mais rápidas. Uma massa seca se expande mais pelo estado da Bahia e vai cobrir quase todo o interior, deixando a umidade baixa e afastando a chance de chuva.
"Ainda esta semana vamos observar várias pancadas de chuva e chuva forte no litoral entre o Maranhão e a Paraíba", afirma o meteorologista Daniel Orlandi. Por outro lado, o ar seco que vem influenciando o interior da Bahia vai passar a atuar também sobre o sul do Piauí e ambos ficam estáveis, com predomínio de tempo seco esta semana.