Manifestações culturais marcam terceira noite do Folguedos

A noite foi marcada ainda por outras fortes tradições.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Uma das manifestações culturais mais fortes do Nordeste, o Bumba Meu Boi, foi a atração de grande destaque na noite deste domingo, 21, no 40º Encontro Nacional de Folguedos, na Vila Olímpica do Estádio Albertão. Vários grupos dos estados do Piauí e Maranhão apresentaram suas histórias do Boi Bumbá.

A noite foi marcada ainda por outras fortes tradições, grupos de repentistas, afros e balé popular. O palco Bumba Meu Boi foi o local onde ocorreram as maiores manifestações culturais da noite. Diversos grupos se apresentaram e emocionaram os espectadores.

Francisco Wellington Silva Vale, diretor do Grupo Brilho da Ilha de Timon-Ma, disse que é muito especial se apresentar no Folguedos. “É importante para a cultura. O evento cresce a cada ano e o povo está se interessando ainda mais. Pra gente é um prazer participar, já é o quarto ano que viemos”, conta.

Fábio Júnior, dono do Boi, disse que se sente honrado. “O Piauí merece, a cultura vai ganhado força. Temos muito respeito. Este é o nosso maior público”, diz.

Outro grupo de Bumba Meu Boi, agora do Piauí, Imperador da Ilha, mostrou que as tradições ainda têm força. “ Estamos aqui para animar a festa, é importante para reforçar nossa cultura, mesmo que tenha mudado o calendário, é importante que se faça este evento, para o povo se divertir”, explica Raimundo Aragão, coordenador do Grupo.

A cultura afro também foi destaque na noite de domingo. O Grupo de Cultura Afro Ijexá encantou o público. A coordenadora do grupo, Gardênia de Carvalho disse que que este é um espaço para quebrar o preconceito. “É importante para mostrar nosso trabalho. Nós estamos aqui para mostrar que nossa batucada tem cidadania. Não estamos aqui para impor uma religião, estamos aqui para alegrar e educar. Isto é arte, isso já é um avanço, melhora nossa autoestima”, afirma.

As músicas ficaram por conta dos grupos de forró Dandinha e Banda, Forró Minamora, Solteirões do Forró e Cavalo de Pau que agitaram o público. Dandinha animou a galera mesclando sucessos antigos e atuais. Ela disse que é uma honra tocar no Folguedos. “É sempre bom fazer um show dessa magnitude, um palco maravilhoso, povo grande, bom demais, esquentamos bem a noite”, conta.

O grande público ficou maravilhado com o o que viu. Marlúcia Pereira dos Santos disse que não perde uma edição. “Todos os anos venho. Assisto todos os espetáculos. É muito bom para valorizar nossa cultura”, fala.

Maria do Socorro dos Santos diz que o evento reúne todos as culturas. “É um evento muito importante, pois reúne em um só lugar todas as nossas culturas.”, diz.

Adriana Cardoso veio de Timon- Ma com as irmãs e cunhado para assistir. “Está muito bom, bem animado. Vim ver os grupos e aproveitar os shows. É muito importante para manter a tradição, para passar de geração em geração”, conta

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES