A situação do único hemocentro no Piauí, o Hemopi, levou a Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina a mobilizar o efetivo em uma campanha de doação de sangue. O comandante, coronel Nixon Frota, explica que mais de 60 guardas municipais se voluntariaram e a ideia é que a ação sensibilize também a população a salvar vidas.
“Houve dois casos recentes que nos sensibilizaram bastante. As cirurgias no Hospital Getúlio Vargas (HGV) que ficaram comprometidas e também a história de um garotinho com uma doença grave que estava precisando de transfusão de sangue. Por esses casos e tantos outros que ocorrem no dia a a dia e não ficamos sabendo, mobilizamos essa campanha de doação. Esperamos que, assim como ficamos sensibilizados, mais pessoas também possam dedicar um pouquinho do seu tempo para salvar vidas”, destaca o comandante da GCM de Teresina.
A campanha de doação de sangue dos guardas municipais acontece nos dias 04 e 05 de março, a partir das 8h, no Hemopi. Por causa da pandemia da Covid-19, as doações caíram cerca de 40%, de acordo do dados do hemocentro.
O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, destaca a importância de ações como a da GCM e diz que todas as doações são importantes independentes do tipo de sangue.
“Todos dos dias, nós precisamos de todos os tipos de sangue para atender a demanda. Somos o único hemocentro do Piauí e atendemos toda a rede pública e parte da rede privada”, disse Martins.