Um total de 3.920 candidatos realizaram a 1ª fase do XXXII Exame de Ordem Unificado, nesse domingo (13), no Estado do Piauí. A aplicação da prova, realizada pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aconteceu nas de Teresina, Picos, Floriano, Parnaíba e Corrente.
O Exame de Ordem Unificado foi realizado seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de Saúde para prevenção da Covid-19.
Em Teresina, 3.137 pessoas estiveram presentes para fazer o Exame; 387 não compareceram. Já em Parnaíba, 294 pessoas realizaram o exame, enquanto 40 faltaram. 154 pessoas fizeram a prova em Floriano e 18 estiveram ausentes. Picos contou com a participação de 277 e a ausência de 34. E em Corrente, 58 examinandos fizeram a prova e 18 não compareceram aos locais.
Essa primeira fase contou com 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Para a segunda etapa, com data que será informada posteriormente, o candidato deve optar por uma das áreas do Direito no ato da inscrição e, na prova, deverá responder questões discursivas e preparar uma peça profissional.
A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como Advogado (a). O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.