Já estão disponíveis, desde a quinta-feira (10), em 19 salas, as 2.400 doses da vacina pentavalente recebidas esta semana pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Pais e responsáveis já podem se dirigir a um desses locais e garantir a imunização das crianças contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e outros tipos de infecções causadas pelo agente Haemophilus influenzae B e Hepatite B.
O calendário de vacinação infantil prevê a administração da vacina pentavalente aos dois, quatro e seis meses de idade. “Pedimos aos pais que não deixem de levar seus filhos para serem vacinados, pois assim eles estarão protegidos contra diversas doenças, entre elas a coqueluche, que tem alta letalidade para menores de seis meses de idade”, pede Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. Para imunização da criança, é necessário que o responsável apresente o cartão de vacinação do bebê.
A vacina estava em falta em todo o país, desde a retenção por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de um lote de 3,5 milhões de doses fabricadas na Índia, por não ter passado pelo controle de qualidade do órgão. Por isso, o abastecimento de estados e municípios, feito pelo Ministério da Saúde, foi temporariamente suspenso.
Na zona Norte, a vacina está disponível no Hospital da Primavera, UBS Santa Maria Codipi, Hospital do Buenos Aires, Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e UBS Ceci Fortes.
Na Zona Sudeste, há vacina pentavalente no Hospital do Dirceu, UBS Renascença, UBS Alto da Ressurreição, UBS Carlos Alberto e UBS Todos os Santos.
Na zona Leste, há vacina no Hospital do Satélite, UBS Santa Isabel, UBS Ininga e UBS Piçarreira. Na zona Sul, está disponível na UBS Parque Piauí, Hospital do Promorar, UBS Vermelha, UBS Lourival Parente e UBS Vila Irmã Dulce.