Maiores bancos do país já não preveem corte de juros na semana que vem

Expectativa do Itaú, do Bradesco, do Santander e do BTG Pactual é de que a taxa básica da economia seja mantida pelo BC em 10,50% ao ano

Avalie a matéria:
Maiores bancos do país já não preveem corte de juros na semana que vem | Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Os quatro maiores bancos privados do país - Itaú, Bradesco, Santander e BTG Pactual - já não preveem um corte de juros na próxima quarta-feira (19), durante a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. Segundo essas instituições, a expectativa é de que a taxa Selic permaneça no atual nível de 10,50% ao ano.

Na semana passada, a maioria dos bancos consultados pelo BC ainda apostava em uma redução da taxa de 0,25 ponto percentual, para 10,25% ao ano, na mesma reunião do Copom.

A Selic representa a taxa básica de juros da economia brasileira, exercendo influência sobre outros índices de juros no país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. Sua definição é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para gerenciar a inflação. 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem criticado repetidamente o elevado patamar da taxa básica de juros da economia brasileira em comparação com outros países. Nesta semana, o Banco Central divulgou que o lucro líquido dos bancos atingiu R$ 144,2 bilhões em 2023, estabelecendo um novo recorde histórico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES