Um em cada seis americanos usa maconha pelo menos uma vez por mês, conforme levantamento do jornal britânico "The Economist" baseado na Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde dos Estados Unidos (NSDUH), realizada em 2022 e divulgada em maio deste ano.
O levantamento revelou ainda que cerca de 5% dos americanos — aproximadamente 11 milhões de pessoas — usam maconha diariamente. Pela primeira vez na história, o número de americanos que consomem maconha quase todos os dias ultrapassou o número daqueles que bebem álcool com a mesma frequência, segundo a pesquisa da NSDUH.
A Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, uma referência na análise dos hábitos norte-americanos, entrevistou 71.369 americanos ao longo de 2022, incluindo 12.813 adolescentes de 12 a 17 anos e 56.556 adultos maiores de 18 anos.
QUAIS OS MOTIVOS?
Especialistas atribuem os números revelados pela pesquisa a dois fatores: a legalização da maconha, que tornou a erva mais comum e fez o uso recreativo crescer nas últimas décadas, e o aumento da autodeclaração.
ESTADOS CRIAM SUAS REGRAS
Nos EUA, os estados têm autonomia para criar suas próprias regras sobre o consumo da droga. Em metade deles, o uso recreativo e medicinal é permitido, enquanto nos demais varia entre permissões apenas medicinais ou nenhuma permissão para o uso.
AUMENTO EM 15 VEZES
Esta é a primeira vez que pesquisas indicam um consumo de maconha maior que o de álcool nos EUA, conforme revelou a Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde. O levantamento é realizado desde 1992 e, de lá até 2022, houve um aumento de 15 vezes no total de pessoas que declaram usar maconha.
Apesar desse aumento, a pesquisa mostra que o consumo geral de álcool ainda é maior, mas não na mesma intensidade que o de maconha.