SEÇÕES

Lula diz estar feliz com derrubada de parte do tarifaço por Trump

Governo dos EUA revogou taxações sobre 200 produtos brasileiros após meses de impasses

Presidente Lula em discurso no Salão do Automóvel | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, em declaração nesta quinta-feira (20), disse estar satisfeito com a revogação das tarifas impostas sobre o Brasil pelos Estados Unidos.

De acordo com Lula, medidas como essa tendem a acontecer quando se conquista o respeito das pessoas. O presidente declarou que "ninguém respeita quem não se respeita".

"Hoje eu estou feliz porque o presidente Trump já começou a reduzir algumas taxações que tinha feito em alguns produtos brasileiros. Essas coisas vão acontecer na medida que a gente consiga galgar respeito das pessoas. Ninguém respeita quem não se respeita. Em política, em economia, não tem mágica. Você tem que fazer aquilo que é possível fazer, na hora que é possível fazer, sem pegar ninguém de sobressalto", afirmou Lula em evento do Salão do Automóvel, em São Paulo.

Ainda de acordo com o presidente, ninguém é obrigado a concordar com todos mas em uma democracia é essencial o respeito mútuo.

"Ninguém é obrigado a estar na mesma religião, ninguém é obrigado a gostar do mesmo time. A única coisa que nós temos que ser é respeitosos uns com os outros e admitir o exercício da democracia", argumentou.

O QUE TRUMP REVOGOU?

A Casa Branca anunciou a retirada de algumas taxações de produtos brasileiros. Como a carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos.

Presidente Lula ao lado de Donald Trump na Malásia (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Agora, o governo americano rebaixou para 40% as taxações de 200 produtos nacionais.

A decisão é válida para produtos que entraram nos Estados Unidos a partir de 13 de novembro, mesma data da reunião entre o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que tratou sobre as tarifas.

FRUTO DE NEGOCIAÇÕES E DIÁLOGO 

Ainda nesta quinta-feira, Lula caracterizou a medida do governo de Trump como resultado de um diálogo entre ambos os países.

No entanto, o brasileiro disse que seguirá na busca por diálogo e racionalidade para solucionar o que resta de tarifas em vigor.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também