Plateia atenta e tomando nota de lições preciosas sobre investimentos. Foi o clima da conversa no auditório do Centro de Convenções, na tarde deste sábado (28), que recebeu a maior especialista em fundos de investimentos do Brasil e CEO da Spiti, Luciana Seabra.
Parte da Maratona do Conhecimento, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Piauí (Secult), a palestra trouxe para Teresina, uma discussão realista para quem deseja investir no mercado de ações, mas não sabe como começar.
Luciana falou ao portal Meionorte.com sobre o comportamento dos brasileiros com relação à educação financeira, que ainda é muito vaga no Brasil.
"Eu acho que as pessoas precisam aprender logo, porque faz muita diferença começar cedo e eu sinto que cada vez mais a gente está aprendendo a investir de forma versificada, mas muita gente aprendeu de forma erra, ainda atrás do ativo da moda, sendo que, às vezes, é tão simples como montar uma carteira diversificada e olhar para o longo prazo", disse.
Luciana falou ainda sobre como passou a ter interesse sobre finanças e, que começou no ramo como todo mundo, não conseguindo acumular muito dinheiro.
"Comecei como todo mundo começou, entrando pela porta giratória do banco e pegando um produto ruim, não conseguindo acumular muito dinheiro com ele e com o tempo eu falei, não, eu preciso aprender isso aqui, preciso estudar para conseguir usar. Meu pai é médico, minha mãe artista plástica, então, não é preciso você nascer sabendo investimento, você vai atrás, aprende, foi o que eu fiz e deu muito certo. É obrigatório, é um tema que as pessoas não podem simplesmente falar, não gosto, não conheço, é chato e não aprender. Eu comecei como todo mundo começou, estudando, é assim que se começa e colocando em prática", pontuou.
Palestra “Como Investir do Zero?”, com Luciana Seabra - Foto: Raíssa Morais
Sobre a palestra, Luciana fala que a explanação é um "start", para que as pessoas se despertem para o assunto.
"As pessoas acham que investir é ruim, porque tem que ter muito dinheiro para começar e isso não é mais verdade, antigamente você precisava ter um dinheiro muito relevante para poder investir em bons produtos, hoje não, tem produtos com o mínimo de R$ 50, R$ 100 reais, então, dá para começar com pouco dinheiro, o importante é começar, e o começo é a reserva de emergência, pelo menos três vezes o seu custo mensal investido de forma muito conservadora, que é o que vai te dar liberdade para mudar de emprego, se precisar, largar um casamento que está ruim e assim começar a investir de fato, e depois parte para a bolsa para fazer algo mais diferente", concluiu.
Para o médico Linkelson Marques, a palestra foi muito enriquecedora e que ampliou os horizontes com relação à questão do investimento financeiro.
Médico Linkelson Marques, fala sobre a palestra de Luciana Seabra - Foto: Raíssa Morais
"A palestra foi muito enriquecedora, ela termina ampliando nosos horizontes sobre a questão do investimento, onde muitas vezes nós temos uma educação financeira bem deficitária, desde a nossa base, primário e secundário, e que termina tendo uma orientação, um norte de quem já tem uma visão mais primorosa sobre a área", disse.
Para a advogada Maria Clara, que pretende investir em previdência privada, a palestra foi muito esclarecedora e que agora ela pretende estudar mais sobre o assunto.
Advogada Maria Clara, fala sobre a palestra de finanças realizada no Centro de Convenções - Foto: Raíssa Morais
"Achei a palestra muito esclarecedora, pois sou uma pessoa leiga no assunto, e eu pretendo começar a investir na área previdenciária, que é a aposentadoria privada, e eu vou continuar estudando sobre isso, e foi muito importante eu estar presente, para aprender sobre outros assuntos, como ações e fundos", disse.
SOBRE A PALESTRANTE
Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, Luciana cursou Jornalismo na Universidade de Brasília. Em 2010, concluiu o mestrado em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Foi apresentadora na Rádio CBN, colunista no EU& e sócia da Empiricus, onde atuou como especialista em fundos de investimento. E foi em sociedade com a XP Investimentos que Luciana fundou a Spiti, uma casa de análise independente.
É autora do livro Conversas com gestores de ações brasileiras – a fórmula dos grandes investidores para ganhar dinheiro na bolsa e, através das redes sociais, compartilha hoje lições preciosas sobre investimentos.