O primeiro dia de votação antecipada para presidente na cidade de Nova York foi marcado por longas filas neste sábado (24). Cerca de 56 milhões de americanos já registraram seu voto antecipado este ano. A data oficial da corrida eleitoral é dia 3 de novembro, mas a possibilidade de escolher o candidato antes da faz parte do sistema eleitoral dos Estados Unidos (EUA). As informações são do G1.
Eleitores esperaram horas para votar e imagens de filas gigantescas foram registradas. A pressa para votar está levando especialistas em eleições a prever que um recorde de 150 milhões de votos pode ser batido – e as taxas de participação podem ser maiores do que em qualquer eleição presidencial desde 1908.
Diferente do Brasil, o voto não é obrigatório nos Estados Unidos, e, lá, os eleitores também podem escolher o candidato antes da data oficial das eleições, inclusive enviando o voto pelo correio. O país usa cédulas de papel.
Até a semana passada, segundo a agência de notícias Associated Press, o comparecimento foi desigual, com os democratas vencendo os republicanos por uma proporção de 2 a 1 nos 42 estados incluídos na contagem. Mas isso não significa necessariamente que os democratas vão liderar em votos no momento em que as cédulas forem contadas. Ambos os partidos antecipam uma onda de votos republicanos no dia da eleição que pode, em questão de horas, mudar drasticamente a dinâmica.